06/07/2011

Detalhe


s.m. Acção ou efeito de detalhar.


Pormenor, particularidade, minúcia.




É nos pequenos detalhes que está a diferença. São eles que nos mostram o verdadeiro carácter de uma pessoa, tanto para o bem como para o mal.


"Nas grandes ocasiões o Ser Humano mostra-se como lhe convém ser, nas pequenas coisas mostra-se tal como é."

Já não me lembro de quem é esta citação mas acho-a acertadíssima.




Por norma é nos detalhes que mais reparo, defeito não sei se é mas característica é sem dúvida e acompanha-me desde que me lembro de existir. Tenho tanto de despassarada como de observadora e detalhista e tem sido estas últimas que, juntamente com o meu instinto me vão ajudando a "ler" as pessoas.



Tenho tido surpresas fabulosas de pessoas que não contava, e essas surpresas têm aparecido nos tais pequenos detalhes, muitas vezes em momentos nem sempre importantes. Mas ficam gravadas, pela surpresa positiva.



Depois também há aqueles detalhes que surgem e que nos levam a descobrir pequenas mentiras e omissões, que muitas das vezes nem são mensuráveis e absolutamente desprovidos de lógica mas que nos dão uma leitura mais exacta da pessoa e da sua essência.


Por exemplo com os meus amigos mais próximos eu se não me apetece combinar nada, não invento que tenho um qualquer programa ou que estou ocupadérrima, digo-o simplesmente e tudo corre bem. E gosto imenso que façam isso comigo, é uma questão de respeito :).




Tenho assistido a pessoas a mentir "por da-cá-aquela-palha" e não consigo perceber a razão pela qual o fazem...para manterem uma aparência? Para se enganarem a si próprias? Não entendo de todo e como também não me diz respeito uma vez que sou mera espectadora do triste espectáculo não questiono sequer o porquê da atitude...apenas me vou afastando cautelosamente porque quem mente num detalhe também pode mentir numa coisa importante...


E acaba por ser com estes tais detalhes ...que vou fazendo uma selecção natural de quem quero ter por perto.

1 comentário:

Ka disse...

Engraçado, tinha este post agendado para hoje a acabou cair que nem ginjas até porque voltei a ver detalhes que gostei (e que nem tinham a ver directamente comigo) e detalhes que não gostei...e assimilei o que tinha de assimilar e sigo em frente cada vez mais convicta que é nos detalhes que encontro a diferença, seja para o bem ou para o mal ...