Procura a maravilha.
Onde um beijo sabe
a barcos e bruma.
No brilho redondo
e jovem dos joelhos.
Na noite inclinada
de melancolia.
Procura.
Procura a maravilha.
(Eugénio de Andrade)
Para acompanhar a lua :)
Porque devemos sempre procurar a maravilha...eu já a encontrei :)
30/06/2007
Posted by Ka at 6/30/2007 13 comments
E para este fim-de-semana...
Inspirados por esta deliciosa lua cheia, digam qual a maior loucora já cometida quando se encontravam apaixonados. (coisas mencionáveis aqui, neste blog familiar...obviamente...lol)
Estão a ver? Não é complicado este desafio...é só pensarem no que já fizeram e contarem :)
Ps - E se quiserem contar alguma surpresa extraordinária que vos tenham feito, a gerência agradece :)))
Estarei ausente grande parte do fim-de-semana...vou ver a lua num local apropriado!
Posted by Ka at 6/30/2007 9 comments
29/06/2007
A Lua Azul
Apesar do nome, o fenómeno da "lua azul" não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apelido foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia. Neste mês de Junho, o primeiro ciclo da lua cheia pôde ser observado no dia 01 às 2h. O fenómeno da nossa "lua azul" vai ocorrer no final do mês de Junho dia 30 às 14h49.
Conta-se que a origem do apelido "lua azul" remonta do século XVI, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu acharam que ela era azul. Anos depois, discussões a este respeito concluíram que era um absurdo a lua ser azul, o que criou um novo significado para a expressão "lua azul": passou a significar "nunca". Com o novo sentido de ser algo muito raro, começou-se a dizer que a segunda lua cheia num mês era uma "lua azul".
A aparição da segunda lua cheia no mesmo mês é mesmo algo raro. A última ocorrência foi registrada em Julho de 2004; a próxima - após esta de Junho - será em Dezembro de 2009. O fenómeno nada mais é do que uma vulgar lua cheia no céu, mas é uma boa oportunidade para divulgar o gosto pela astronomia.
Apesar de o fenómeno já não ter relação com a coloração do satélite, conta-se que há registos na história de a lua realmente aparentar a cor azul. Em 1883, aquando da erupção explosiva do vulcão Krakatoa, na Indonésia, os gases e poeiras em expansão dispersaram-se pela atmosfera e fizeram com que a lua bem próxima do horizonte tivesse a aparência azulada. Isso foi visto em todo o mundo num período aproximado de um ano. Outro episódio semelhante ocorreu em 1951, quando um grande incêndio nas florestas do Oeste do Canadá lançou muitas partículas na atmosfera, criando o mesmo efeito semelhante ao do vulcão Krakatoa, mas visível apenas na América do Norte.
Posted by Ka at 6/29/2007 14 comments
28/06/2007
Sócrates e a liberdade de expressão na Internet
Tirado daqui
Vejamos se me acontece alguma coisa por ter posto este excelente cartoon...
Posted by Ka at 6/28/2007 10 comments
27/06/2007
Há dias assim
Eu Cantarei de Amor tão Docemente
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns têrmos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.
Também, Senhora, do desprêzo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.
Porém, para cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa,
Aqui falta saber, engenho e arte.
(Luis de Camões)
Porque há dias em que acordo assim...com vontade de celebrar o amor :)
Posted by Ka at 6/27/2007 21 comments
26/06/2007
O nosso SNS
"Há um tempo atrás fiz uma reclamação pela morosidade do atendimento de consultas pré- marcadas no meu posto de médico. Estive um mês e meio à espera de uma consulta!
O que aconteceu?
Telefonaram-me a averiguar a situação. Tudo muito bem: deram-me razão, etc., etc. Qual é o meu espanto quando recebo uma carta, dizendo que eu não apresentava "qualquer doença, tendo solicitado por rotina exames complementares para um colega de uma especialidade de consulta privada". Escreveram ainda que "A flexibilidade instituida ao nível de marcação de consulta e a ausência de doença, nesta situação particular, não parece poder comprometer a saúde dos cidadãos.". Esqueceram-se de que a minha doença (que dizem não ser doença!!!), é uma doença crónica. E se vou ao privado é porque o público não funciona! Fica-se anos à espera de uma consulta, já para não falar de intervenções cirúrgicas. Se esperasse pelos serviços estatais já eu estaria muito mal e já uma pessoa da minha família poderia ter morrido ou estar às portas da morte. Essa pessoa só por acaso, é a minha própria mãe... "
Para lerem tudo vai aqui e aproveitem para dar uma vista de olhos no blog pois vale a pena.
Posted by Ka at 6/26/2007 16 comments
Fecho a porta
conhecer mais a desilusão
Posted by Ka at 6/26/2007 4 comments
Labels: palavras minhas
7 Maravilhas da Blogosfera
Braganzónia da porca da Vila
Outras Notas do LB
Incomplete do Parrot
Terra, Mar e Horizontes da Cris
Mocho Falante do...MochoFalante
Para saberem o regulamento devem ir a http://osentidodascoisas.blogspot.com/
Devem enviar as vossas nomeações por mail para 7.maravilhas.blogoesfera@gmail.com com o link do post que fizeram no vosso blog.
PS - Apesar de existirem sempre algumas desilusões, fico muito contente com as pessoas com quem me cruzo aqui, no reino da blogosfera
Posted by Ka at 6/26/2007 11 comments
25/06/2007
Escreve-me
Ainda que seja só
Uma palavra, uma palavra apenas,
Suave como o teu nome e casta
Como um perfume casto daçucenas!
Escreve-me!Há
tanto,há tanto tempo
Que te não vejo, amor!Meu coração
Morreu já,e no mundo aos pobres mortos
Ninguém nega uma frase doração!
"Amo-te!"Cinco
letras pequeninas,
Folhas leves e tenras de boninas,
Um poema damor e felicidade!
Não queres mandar-me esta palavra apenas?
Olha, manda então...brandas...serenas...
Cinco pétalas roxas de saudade...
Posted by Ka at 6/25/2007 21 comments
"O blogue com grelos premeia mulheres que, na sua escrita, para além de mostrarem uma preocupação pelo mundo à sua volta ainda conseguem dar um pouco de si, dos seus sentires e com isso tornar mais leve a vida dos outros. Mulheres, mães, profissionais que espalham a palavra de uma forma emotiva e cativante. Que nos falam da guerra mas também do amor.
Foi nomeada para o prémio "Blogue com Grelos"? Parabéns. Descarregue uma das imagens acima e faça as suas 5 nomeações. Não deixe de me informar, para citar as suas nomeações neste blog.
Eu, Marta F., autora da iniciativa, reservo-me o direito de nomear Blogues com Grelos, sempre que encontrar alguns. O prémio "Blogue com Grelos", destina-se a distinguir a escrita no feminino, em toda a net lusófona.
Não serão permitidas nomeações de blogues de escrita no masculino ou com participação masculina."
A amiga GI decidiu atribuir-me esta distinção, que desde já agradeço com um sorriso na cara :)))
As minhas atribuições são feitas essencialmente pela postura de vida que têm, com alegria, sem baixarem os braços, a lutarem por aquilo que acreditam, etc etc E agora aqui vão as minhas nomeadas:
Maria p.
Liliana
Graça Pimentel
Zita
MariaTouché
Posted by Ka at 6/25/2007 10 comments
22/06/2007
E o desafio deste fim-de-semana é
Posted by Ka at 6/22/2007 19 comments
Leve como uma pluma...
Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que morreu em 1954 com quem teve dois filhos, Fred e Ava. Ele deixou de ser dançarino em 1968 para passar a interpretar papéis dramáticos. Fora dos estúdios ele não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o entediavam. Grande fã de corrida de cavalos ele voltou a se casar em 1980 com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.
Nascido com o nome de "Frederick Austerlitz", fez sua primeira apresentação no palco aos cinco anos com a irmã Adele, que o acompanhava em revistas musicais nos anos 20, em Londres. Estreou no cinema em 1915, fazendo uma pequena ponta e em 1933 apareceu ao lado de Joan Crawford em Dancing lady. Nesse mesmo ano atuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Os dois formavam uma parceria impecável ("Ele dava classe a ela, ela dava sex-appeal a ele", explicou certa vez um diretor de estúdio). Hollywood tinha razão ao lhe conferir um Oscar especial em 1949, por sua contribuição à técnica dos musicais no cinema. Ginger Rogers, claro, foi quem lhe entregou o prêmio.
Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que morreu em 1954 com quem teve dois filhos, Fred e Ava. Ele deixou de ser dançarino em 1968 para passar a interpretar papéis dramáticos. Fora dos estúdios ele não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o entediavam. Grande fã de corrida de cavalos ele voltou a se casar em 1980 com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.
Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição. Astaire, por sua vez, exigia ser filmado de corpo inteiro. Para isso eram necessários longos ensaios - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia. Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção a dança, fosse ela banal ou repleta de tragicidade.Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Chagney chava de "o toque do vagabundo". Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se lendário.
Fred Astaire faz parte de minha infância, numa altura em que apenas tínhamos televisão a começar à tarde para a tele-escola (lembram-se???) e nas férias de natal era certinho podermos contar com uns filmes dos clássicos, nuitos deles com Fred Astaire. Apesar de ser conhecido pelas suas famosas cenas de sapateado deixo aqui noutro registo que mostra como cantava bem e dançava parecendo uma pluma...
Faz hoje 20 anos que morreu.
Fonte: http://www.wikipedia.org/
Posted by Ka at 6/22/2007 9 comments
21/06/2007
Chamo-Te
Chamo-Te porque tudo está ainda no princípio
E suportar é o tempo mais comprido.
Peço-Te que venhas e me dês a liberdade,
Que um só dos teus olhares me purifique e acabe.
Há muitas coisas que eu quero ver.
Peço-Te que sejas o presente.
Peço-Te que inundes tudo.
E que o teu reino antes do tempo venha.
E se derrame sobre a Terra
Em primavera feroz precipitado.
(Sophia de Melo Breyner Andresen)
Porque...há alturas em que é bom saber que Ele existe
Posted by Ka at 6/21/2007 6 comments
20/06/2007
É dele que vos falo hoje...
Posted by Ka at 6/20/2007 13 comments
Como ele chega amanhã....
Quem não se lembra desta série dos anos 80? Ai que saudades...lol
ps - ia fazer um post sobre séries que não se esqucem mas "roubaram-me" a ideia ...hehe
Posted by Ka at 6/20/2007 10 comments
19/06/2007
Posted by Ka at 6/19/2007 14 comments
18/06/2007
As vozes das pessoas, os risos das crianças divertidas em mais um dia de verão, deram lugar ao som embalado do mar acalmado.
Cheguei, sentei-me na areia, fechei os olhos e respirei fundo, tentando absorver todos os odores que a praia me oferecia naquele momento. Deitei-me a aproveitar aquele sol que ainda teimava em fazer companhia a quem não desistira dele.
E de repente senti-te chegar, viste suavemente fazendo pouco barulho como se não quisesses incomodar-me.
Que bom é poder estar aqui contigo, a disfrutar da tua frescura, da meiguice com que brincas comigo...finges que foges mas lá voltas tu outra vez... e vais repetindo esta brincadeira sem te cansares, como se estivesses a provocar-me, a convidar-me para mergulhar em ti.
Querido amigo, sempre que me fôr possível voltarei aqui uma e outra vez, e brincaremos os dois, sem interferências, sem alaridos...só tu e eu pois estas cumplicidades não se vivem com mais ninguém.
Posted by Ka at 6/18/2007 11 comments
17/06/2007
Porque Andreas Scholl tem das vozes mais bonitas que alguma vez ouvi
Posted by Ka at 6/17/2007 4 comments
Bom domingo!
Porque domingo, 1º dia da semana é um dia que devemos começar com alegria
Posted by Ka at 6/17/2007 2 comments
15/06/2007
E o T.P.C. para o fim-de-semana é:
Posted by Ka at 6/15/2007 21 comments
Esquecimento
Que foi um sonho e foi realidade,
Que me vestiu a alma de saudade,
Para sempre de mim desapareceu.
Tudo em meu redor então escureceu,
E foi longínqua toda a claridade!
Ceguei... tacteio sombras... que ansiedade!
Apalpo cinzas porque tudo ardeu!
Descem em mim poentes de Novembro...
A sombra dos meus olhos, a escurecer...
Veste de roxo e negro os crisantemos...
E desse que era meu já me não lembro...
Ah! a doce agonia de esquecer
A lembrar doidamente o que esquecemos!...
(Florbela Espanca)
Porque....sim
Posted by Ka at 6/15/2007 0 comments
Ouçam...e apreciem
É uma das músicas mais deliciosas que conheço
Posted by Ka at 6/15/2007 4 comments
14/06/2007
O SORRISO
Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.
(Eugénio de Andrade)
Porque... sorrir é essencial á vida e é a melhor terapia que há :)
Posted by Ka at 6/14/2007 2 comments
Labels: Eugénio de Andrade, poemas, poesia
13/06/2007
O Santo que dá cabo deles
Posted by Ka at 6/13/2007 8 comments
Será feita de aves
será feita de aves a primeira sensação da manhã
ser-nos-ão concedidos o dom do voo e do sonho permanente
juntos descobriremos a fonte do nocturno bosque
e a sabedoria do estritamente necessário
despojar-nos-emos dos corpos
dos objectos acumulados na memória
do sonho e do ouro utópico chegará a metamorfose
o tempo será rigorosamente prolongado a cada
enxertia dos pomares
da mesma árvore derramar-se-ão frutos diferentes
quando os dias se tornarem mais nítidos
o regresso é demorado
avança manhã adiante
com o crescimento das mãos e da sagueza
( Al Berto - "Trabalhos do olhar")
Porque celebramos hoje 10 anos da sua morte
Posted by Ka at 6/13/2007 1 comments
12/06/2007
Que é voar?
É só subir no ar,
levantar da terra o corpo,os pés?
Isso é que é voar?
Não.
Voar é libertar-me,
é parar no espaço inconsistente
é ser livre,leve,independente
é ter a alma separada de toda a existência
é não viver senão em não -vivência
E isso é voar?
Não.
Voar é humano
é transitório,momentâneo...
Aquele que voa tem de poisar em algum lugar:
isso é partir
e não voltar.
(Anne Hatherly)
Porque..hoje se pudesse pegava num par de asas e saía por aí a voar.
Posted by Ka at 6/12/2007 4 comments
11/06/2007
No mínimo é imoral...
Num país onde temos um grave problema de baixa natalidade, este governo fecha hospitais, fecha escolas, obriga ao pagamento da saúde a menores de 12 anos e mais um sem fim de medidas, ao mesmo tempo que diz que quem quiser abortar, pode fazê-lo num estabelecimento de saúde autorizado (público ou privado portanto) onde bem entender, não tem de ter sequer uma consulta de aconselhamento e ainda por cima o Estado paga tudo!
O nosso país no seu pior mais uma vez...
Posted by Ka at 6/11/2007 19 comments
Boa Semana!
Posted by Ka at 6/11/2007 3 comments
08/06/2007
Para além dos signos
Escrever agora é dispersar os reflexos,
abrir as portas de pedra e repousar no ar.
Ajoelhado junto de um barco ou de uma jarra,
um deus respira e é um puro vazio.
Para além dos signos e no início deles
um sorriso, um fulgor das coisas confiantes.
E nos muros e nos dedos, uma areia
que das nuvens descesse e na distância
a forma de um abraço amante, o sonho do outro.
(António Gedeão)
Porque me apeteceu...
Posted by Ka at 6/08/2007 8 comments
07/06/2007
Dia 24 de Junho às 16 horas na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa vai-se realizar um Cãocerto com os pequenos violinos da Metropolitana. A entrada são 10€ e revertem a favor da União Zoofila que bem precisa para continuar o trabalho que tem feito ao longo destes anos.
Posted by Ka at 6/07/2007 7 comments
06/06/2007
Posted by Ka at 6/06/2007 2 comments
05/06/2007
E por vezes
E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes
encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes
ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos
E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes... ah por vezes
num segundo se envolam tantos anos
(David Mourão-Ferreira)
Porque por vezes...
Posted by Ka at 6/05/2007 7 comments
04/06/2007
Desertificação da baixa do Porto
Segundo li aqui o Historiador Helder Pacheco (autor de inúmeros livros sobre o Porto) afirmou, no Porto, que a grande ameaça às livrarias do centro do Porto não são as grandes superfícies livreiras tipo FNAC, mas sim a desertificação da Baixa.
Posted by Ka at 6/04/2007 3 comments
Mais uma para a colecção...
Posted by Ka at 6/04/2007 4 comments
todo lo ha iluminado alegremente.
Posted by Ka at 6/04/2007 10 comments
01/06/2007
Saudade
Este fim-de-semana proponho-vos uma exercício diferente. Como sabem saudade é uma palavra portuguesa que não tem tradução literal noutros idiomas. Mesmo em português podemos encará-la de diferentes formas. O que vos proponho é que tentem descrever o que para cada um representa a palavra saudade.
Aposto que teremos revelações engraçadas acerca da forma como cada um encara o que para si representa saudade...
Posted by Ka at 6/01/2007 26 comments
Posted by Ka at 6/01/2007 6 comments
Labels: coisas minhas, gripe