18/01/2007

Venha o próximo argumento!

Para quem tem dúvidas sobre o aumento de abortos nos países em que o aborto foi legalizado aqui fica uma notícia transcrita do públicoem que é mencionada uma fonte oficial EUROSTAT.César das Neves: despenalização tornará aborto "tão banal como um telemóvel" O economista João César das Neves afirmou hoje que, se o aborto for despenalizado, passará a ser algo "tão normal como um telemóvel".
João César das Neves falava durante uma conferência de imprensa com o tema "a liberalização do aborto e aumento do número de abortos", a menos de um mês da realização do referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às dez semanas.
No encontro com a comunicação social, o economista apresentou dados europeus (Eurostat) sobre o crescimento do número de abortos após a sua liberalização em países europeus, Estados Unidos e Canadá.
De acordo com estes dados, citados pelo economista, a liberalização conduziu a "um aumento generalizado do número de abortos".As taxas de crescimento do aborto nos primeiros anos após a liberalização quase triplicaram, disse João César das Neves, acrescentando que "esse crescimento manteve-se até à actualidade, embora a um ritmo mais brando".
Para o economista, este fenómeno "tem um paralelo económico": a chegada de um produto novo ao mercado.Tal como aconteceu com os telemóveis, João César das Neves prevê que exista um aumento exponencial do número de abortos, como com os telemóveis adquiridos pelos portugueses.A liberalização do aborto é seguida de "uma cultura abortista, em que este passa a ser uma coisa normal, como um telemóvel".O economista denunciou ainda que, caso o aborto venha a ser despenaliza até às dez semanas, "muitos médicos que aleguem objecção da consciência para não realizar a intervenção serão prejudicados".Quando questionado sobre a origem destas informações, João César das Neves disse que chegou a esta conclusão "pensando" e disse recear que "os hospitais — actualmente locais de vida —, passem a ser espaços de morte".
A propósito do financiamento da campanha do "não" à despenalização do aborto, a jurista Isilda Pegada disse que estão previstos 400 mil euros, provenientes de donativos dos apoiantes do "não".O novo cartaz da Plataforma Não Obrigada, hoje apresentado, é novamente uma pergunta: "Contribuir com o meu voto para aumentar o número de abortos?"
Notícia Copiada do PUBLICO On-line hoje

30 comentários:

Anónimo disse...

O Comité Central do PCP lançou esta frase magnífica:

O aborto clandestino existe - é urgente mudar a lei.

Seguindo a mesma lógica, atrevemo-nos a sugerir mais umas quantas:

O excesso de velocidade existe - é urgente mudar a lei.
A contrafacção existe - é urgente mudar a lei.
O tráfico de droga existe - é urgente mudar a lei.
A violência doméstica existe - é urgente mudar a lei.
O roubo por esticão existe - é urgente mudar a lei.
A fuga ao fisco existe - é urgente mudar a lei.
O abuso sexual existe - é urgente mudar a lei.
A caça furtiva existe - é urgente mudar a lei.
O proxenetismo existe - é urgente mudar a lei.
A pesca ilegal existe - é urgente mudar a lei.
O terrorismo existe - é urgente mudar a lei.
A corrupção existe - é urgente mudar a lei.
O Código Penal existe - é urgente mudar a lei.

confratis disse...

Cara Ka...

Concordo plenamente que não ande preocupada com aquilo que digo... não tenho blog pelo "sim" tal como vocês têm blog's aos milhares a apelar ao "não".. parece que estão com receio que algo se passe no dia 11. Facto também comprovado pelos valores gastos pelos activistas do "não".

Mas também não é de surpreender quie haja tantos blog's do "não", porque, como reparei, tal como a Ka, existem muitos outros blog's do "não" a copiarem textos uns dos outros!! que falta de originalidade!!

Passe um bom dia!

(se for ao blog do diretoaviver verá lá este texto também ;))

Anónimo disse...

Selecção das melhores razões do "Sim" para votar NÃO!

1. “O aborto ilegal é um negócio que produz dinheiro sujo, que não é tributado”
Maria José Morgado (TSF - 17 de Janeiro 2007)

2. “Um ovo não é igual a um pinto, um ovo não tem os mesmos direitos do que um frango”
José António Pinto Ribeiro (21 de Janeiro 2007)

3. “Apelo a uma campanha baseada em argumentos de ciência e racionais e não em argumentos de moral e de ética” Vitalino Canas (TSF - 12 de Janeiro de 2002)

4. “Slogan de campanha de um dos movimentos pelo Sim”
Campanha do Sim, As mulheres decidem. A Sociedade respeita. O Estado garante e o contribuinte PAGA.

5. “Confesso: não estou nada optimista quanto ao referendo sobre a IVG. Não acredito neste povo inculto, analfabeto e hipócrita. Não confio nos portugueses; acho-os demissionistas, conformados, pior, mesquinhos e ignorantes”. André Carapinha, apoiante do sim, sobre o que pode correr mal.

6. “(…) nunca lhe ocorreu que às vezes há quem vá para a cama com os copos?”
António Figueira, em resposta a Vasco Pulido de Valente, sobre gravidez acidental

in, http://www.assimnao.org/dizemassim.htm

Anónimo disse...

confratis,
o aborto devia ser legal antes de voce nascer...talvez não estaria aqui hoje...e esta heim?

confratis disse...

Caro José Silva Almeida...

Achei piada o seu último comentário.. e resolvi dar uma espreitadela ao seu blogue... e claro, constatei aquilo que estava à espera... "Jovens em caminhada"??!! que é isso? fez-me rir... é por estas e por outras, tal como os comentários desse Tarcísio Alves (padre de castelo de vide) que o nosso país está como está... Tenha juízo e coninue a caminhar.. para bem longe!! Leia bem os meus posts antes de começar a insultar-me!! O senhor é que é um ABORTO.. da sociedade!!!

Passe bem!!

Ka disse...

CAro Confratis,

REparo que tem uma grande aversão á Igreja, tenho pena..tenho pena por si.

No entanto não concordo mínimamente com a argumentação que os defensores do "sim" tentam fazer passar a ideia que os defensores do não são-no por serem católicos.

Sou católica praticante mas asseguro-lhe que a minha postura de defesa da vida é anterior á minha religiosidade. Como sabe defendo que um ser que já existe, que é único e irrepetível, deve ter o mesmo direito que nós temos: o Direito á vida.

Defendo que a liberdade de opção da mulher deve começar através de uma vida sexual consciente, planeada. Nãod eve começar no momento que que engravidou. Ele pode dispôr do seu corpo mas não pode dispôr do corpo de outro ser humano, só porque sim!

Quanto aos insultos, tenho pena que o que deve ser uma discussão para esclarecer tenha comentários do género "O senhor é que é um ABORTO.. da sociedade!!!" pois mesmo que o Comentário do Jose´lhe tenha parecido ofensivo, acho sinceramente que o insulto directio não leva a lado nenhum.

Tenha um bom dia!

PS - Conforme já disse o Fernando no seu blog, a razão da existência de tantos blog deve-se á força das nossas convicções.
A Vida tem muita força sabe?

confratis disse...

Cara Ka.
Peço desculpa ter feito esse comentário aqui no seu blogue... não voltarei a fazê-lo...

Ahh, e não tenho aversão à Igreja, sou católico não praticante... só não entendo as atitudes tomadas pela igreja.. ou pelo menos por alguns que dela fazem parte como esse padre de castelo de vide... o sr. Tarcísio Alves!! A igreja não pode tomar partidos...

Bom dia!

Ka disse...

Caro Confratis,

Claro que também não me revejo em muitas posições tomadas por alguns elementos da igreja mas é isso mesmo, alguns! Quanto a tomar partidos a Igreja não só pode como deve, neste caso pois trata-se da defesa da vida (embora não concorde com por expl a proibição do uso de preservativos). E não é por antes ter cometido erros que agora não pode ter outra postura.

Acho muito perigoso generalizarmos.

Fico contente por ser católico!

fernando alves disse...

Ao contrário do que diz o meu caro amigo Confratis, a Igreja tem todo o direito a dar a sua opinião. Se ela não o pudesse fazer viveriamos numa ditadura, não é?

É óbvio que deve emitir opiniões fundamentadas e não como as desse padre.

Ka disse...

Bom dia Fernando!

Estive ausente 3 dias mas estou de volta e agradeço a sua vista.

Vamos lá esclarecer mais umas cabecinhas que ainda estão muito confusas...hehehe

Abraço

joaquim disse...

É curioso como agora querem calar a Igreja neste assunto do aborto.
O Primeiro Ministro, do Governo de Portugal e portanto de todos os Portugueses, pode emitir a sua opinião e decisão de voto, os ministros, idem, os politicos, enfim todos, mas a Igreja não pode dizer o que pensa, nem pode dizer aos seus membros, aquilo que Ela entende ser correcto.
Incomoda, pois claro que incomoda, porque a força da Fé, daquilo em que se acredita verdadeiramente, é mais forte que uns quaisquer argumentos, a maior parte das vezes egoistas e materialistas.
Porque para além disso, incomoda que a igreja afirme aquilo que toda a gente sabe, (mas alguns não querem reconhecer exteriormente, aquilo que sentem interiormente)que ali está uma vida!
Sou católico "praticante", (coloco entre aspas o "praticante", para dizer que é a única forma de se ser católico), mas não precisava que a Igreja me dissesse que a vida é mais importante que tudo o resto, porque se negarmos a alguém o Direito de Nascer, dentro em pouco estaremos a negar a alguém o Direito de Viver.
abraço

confratis disse...

Discordo totalmente com o que diz!!

Sou católico e não sou praticante. Fui baptizado... não sou católico? Só por não praticar na igreja, deixo de o ser?? Não posso ser católico à minha maneira?? Tenho de dar dinheiro à igreja para o ser?? Recorro a deus sempre que quero à minha maneira... Leia a bíblia e verá muitas contradições com a igreja actual... Neste momento não sou praticante por protesto por determinadas posições da igreja (não só no aborto), neste momento não me identifico com essas posições.. mas não deixo de ser católico!! Percebeu?

Se estiver no estrangeiro, não deixa de ser português.. ou deixa?

Ficamos por aqui..

Ka disse...

Caro Confratis,

Reparo que começou o dia um tanto ao quanto enervado....
não fique assim pois a vida é mesmo para a aproveitarmos!!!

Ka disse...

Caro Fernando,

Por uma vez não posso concordar com o que diz.

Acredito que se pode ser católico sem ser praticante, pelo menos da forma clássica (isto é ir á missa, confessar-se, etc). Já tive fases em que não pus os pés numa missa mas isso não quis dizer que fosse menos católica. Rezava á minha maneira.Falava com Ele da minha forma.

MAs acima de tudo dou importância a termos espirito cristão.

Posso dizer-lhe que conheço pessoas que são mais cristãs nas suas atitudes (e nunca foram a uma missa) do que muita gente que vai á missa como um acto social, vão lá,não falham um domingo, cumprimentam toda a gente mas se fôr necessário não estendem uma mão a quem necessite de ajuda.

Ka disse...

Caro Joaquim,

Como deve ter reparado enganei-me:

Desculpe chamei-lhe Fernando em Vez de Joaquim!

Abraço

confratis disse...

Amiga Ka...

Acordei bem disposto... :) só não gostei do que o Joaquim disse.. mas ok

Um beijo

joaquim disse...

Cara Ka
O problema está nas palavras utilizadas, ou seja:
Católico: que professa a religião católica; que segue a religião que tem o Papa como chefe.
Cristão: pertencente ao cristianismo; que crê em Cristo; aquele que professa a religião cristã.
O ser baptizado não "confere" a condição de católico, mas sim a vivência, a prática do cristianismo/catolicismo na Igreja Católica, com toda a Doutrina e normas pela Igreja ensinadas.
Já ser cristão, é, como muito bem diz no dicionário, aquele que acredita em Cristo e como sabemos existem diversas Igrejas Cristãs.
Quando fiz aquela "precisão" não quis excluir ninguém, mas sim dizer que a Fé sem ser vivida, é uma Fé "morta", e muitos vivem a sua Fé em Cristo de muitas e variadas maneiras.
Quanto àqueles que vão à Missa como um acto social, será um problema entre eles, a sua consciência e Deus.
Como em tudo na vida, há uns que fazem as coisas por amor, outros por obrigação.
Todos sabemos bem a diferença que as duas atitudes provocam.
No entanto o meu comentário tinha a ver com a tentativa muito actual de exclusão da Igreja em relação ao assunto do referendo.
Peço desculpa se alguém se sentiu ofendido com as minhas palvras.
Abraço

joaquim disse...

Caro Confratis
Peço-lhe que leia o comentário que deixei à Ka, para que se possa entender o que eu quis dizer.
Não é preciso dar dinheiro à Igreja para se ser Católico, é preciso isso sim viver a Fé de acordo com a Igreja Católica, que para mim, é a Igreja de Jesus Cristo.
Com isto não digo que outras Igrejas Cristãs não sejam legitimas, nem nunca me arrogaria capacidade para o afirmar.
Ao ser baptizado, tornou-se «filho de Deus», mas não forçosamente Católico.
Se acredita em Cristo, é Cristão, mas não forçosamente Católico.
Não nos podemos afirmar Católicos, veradeiramente se não comungamos da Igreja Católica.
É lógico que eu não deixo de ser português por estar no estrangeiro, como não deixo de ser «filho de Deus», por não viver na Igreja Católica.
Agora não posso é afirmar-me Católico e não seguir a doutrina da Igreja Católica.
De qualquer modo se em alguma coisa o ofendi, peço-lhe desculpa, não era essa a minha intenção.
Abraço

confratis disse...

Caro Joaquim...
Não me senti ofendido, apenas não gostei da forma como generalizou este assunto. Mas ainda continuo a discordar, porque entendo que para se ter fé não é preciso ir à igreja.. a fé está dentro de nós... naquilo que acreditamos. Como disse a cara amiga Ka, há pessoas que vão todos os domingos à missa mas depois são os primeiros a fazerem o mal... isso é ser católico!? entendo que não... e se praticam o mal, também deveriam ser excomungados como refere o padre Tarcísio Alves perante situações de aborto...
mas é assim mesmo...
mas não estou chateado consigo caro joaquim!
Abraço

Ka disse...

Caro Joaquim,

Nada como por tudo "em pratos Limpos"!!

Assim concordo consigo! E quanto ao meu comentário das pessoas que encaram a missa como um acto social, fi-lo no sentido de fazer ver que dou mais importância ás acções do que ás palavras.
Conheço agnósticos com uma atitude mais cristã do que muitas pessoas que se dizem católicas.
Mas como muito bem diz os actos ficam com quem os pratica!

No que me toca já tenho muito trabalho comigo para andar a perder tempo a julgar os outros :)
Abraço

Ka disse...

Caro Confratis,

Um dia ainda me vai explicar porque é que tem um blog tão...infernal hehehe

Bem, pelo menos tem lá um excelente link. Adivinhe lá qual é

confratis disse...

Amiga Ka..

Isso de ser um blog infernal, tem de perguntar também ao fernando!! somos muito amigos desde o tempo de faculdade!

Quanto ao link... deve ser o do FC Porto não? Não me diga que também é portista como nós??!

Beijo

Ka disse...

Claro que sou Portista e com muito orgulho!!!

Aliás este blog inicialmente era para ser de vários assuntos (ente eles o nosso FCP) mas depois achei que este assunto de referendo era demasiado importante para ser misturado com outros.

Após o referendo penso retomar a minha ideia inicial, embora não deixe de lado a defesa da vida é claro!!!!!

Então o Fernando faz tb parte do blog?

confratis disse...

Ainda bem que tb és portista! eu vou mesmo ao estádio.. sou sócio!

aliás, fomos nós que criamos o blog do setimoinferno.

deixa lá um comentário teu para ele ficar admirado! :)

beijo

joaquim disse...

Caro Confratis
Fico satisfeito por tudo estar esclarecido!
Repare no entanto que eu não digo em sitio nenhum que para se ter fé é preciso ir à igreja ou sequer "pertencer" à Igreja Católica.
A fé é algo, como diz e muito bem, de interior, que vivemos como nos dita a nossa consciência.
Se uns estão errados e outros certos, isso é algo que "deixo" para Deus "julgar".
"Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera"...
O Padre Tarcisio Alves não é a Igreja Católica e a sua interpretação do Código de Direito Canónico também me parece exagerada, aliás não conheço nenhum caso de excomunhão por alguém ter praticado aborto.
O aborto é sim um pecado que a Igreja Católica considera muito grave e que portanto deve ter a absolvição de um Bispo ou um Sacerdote a quem o Bispo confira esse "poder".
No entanto, em certos locais de culto, pelas suas caracteristicas muito especiais, o Bispo da Diocese confere esse poder da absolvição aos Sacerdotes que aí confessarem, como é o caso, por exemplo, do Santuário de Fátima.

Agora outro assunto:
Também sou do FCP!!!
Por esta é que não esperavam, confessem!!!
Abraço

Ka disse...

Caro Joaquim,

Fico contente pelo seu retorno.

Já percebi que estou em desigualdade para uma discussão acerca da religião pois não estou tão dentro da igreja como o Joaquim.

Quanto a ser do FCP só tenho uma coisa a dizer...PARABÉNS!!! hehe

Realmente apanhou-me de surpresa, mas agradável está claro :)

Já agora, também vive no Porto?

joaquim disse...

Cara Ka

Vivi 28 anos totalmente afastado da fé, de Deus, da Igreja.
Hoje vivo a Fé intensamente, uma vivência diária, de oração diária, por isso mesmo, quis conhecer a Doutrina, a Igreja, em tudo o que Ela me pode oferecer e eu lhe posso dar.
A minha vida tem agora sentido, coisa que não acontecia dantes.
Atenção, não sou nenhum "beato", nem "chateio" os outros com a minha fé, tento, isso sim, dar testemunho dela em todos os actos da minha vida e na minha forma de proceder e viver.
Estou ao seu dispor, sempre, para qualquer coisa que deseje saber sobre a Igreja, a Doutrina e que eu possa e saiba responder.
Não vivo no Porto, mas em Monte Real, embora tenha pelo menos 3 irmãos e muitos sobrinhos a viver nessa cidade, da qual eu gosto muito.
Se quiser e achar bem poderemos tratar-nos por tu, que é uma linguagem mais usada nestes "meios".
Abraço

fernando alves disse...

Olá Ka!

Apesar de ter vivido no mesmo apartamento 3 anos com o meu amigo confratis, ainda não consegui fazer com que ele mudasse de ideias, infelizmente.

Sim, também sou portista, com muito orgulho, mas devo dizer que não tanto quanto o confratis (esse sim é um ferrenho!).

Já vi que descobriu que eu e ele temos um blog em comum. Aparece por lá!

confratis disse...

Viva caros amigos..

Já percebi que a Ka é do Porto... eu não moro no Porto, moro em Penafiel, mas identifico-me muito com a grande Invicta!! Por diversos motivos..

E que tal marcarmos uma ida ao dragão para vermos um jogo??

Abraço e beijos

Ka disse...

Caros Amigos,

Hoje só ca venho numa visita de médico pois estou com o meu maior projecto entre mãos e não me posso ocupar de mais nada!

O meu projecto tem quase 15 meses e chama-se Luis!! hehe

Amanhã estarei de volta