26/07/2007

A menina do mar (Excerto)

[...]
- Estou tão feliz, tão feliz, tão feliz! Pensei que nunca mais te ia ver. Sem ti o mar, apesar de todas as anémonas, parecia triste e vazio. Até que um dia o Rei do Mar deu uma grande festa. Convidou muitas baleias, muitos tubarões e muitos peixes importantes. E mandou-me ir ao palácio para eu dançar na festa. No fim do banquete chegou a altura da minha dança e eu entrei na gruta onde o Rei do Mar estava com os seus convidados, sentado no seu trono de nácar, rodeado de cavalos-marinhos. Então os búzios começaram a cantar uma cantiga antiquíssima que foi inventada no princípio do Mundo. Mas eu estava muito triste e por isso dancei muito mal.
- Porque é que estás a dançar tão mal? - Perguntou o rei do Mar.
- Porque estou cheia de saudades - respondi eu.
[...]
(Sophia de Mello Breyner)
Porque...ás vezes quando temos saudades não estamos concentrados em aproveitar o presente :)

20 comentários:

Espaços abertos.. disse...

No reino dos mares tudo se encontra,um dos reinos mais ricos em toda a sua simbologia.
Bjs Zita

Ka disse...

Zita,

Tens razão...é de uma riqueza enorme :)

Beijinho e um excelente dia !

Parrot disse...

A palavra "saudade" tem um significado único e que varia mediante as pessoas...as saudades são boas, para tornar únicos os reencontros. :)
Beijos e um bom dia para ti

Francis disse...

é muito bonito este conto.

CAP CRÉUS disse...

Muito verdade, e por isso não aproveitamos o que temos no momento, não fruímos ao máximo aquilo que temos.
Não nos damos conta da nossa sorte..
Estás-me a dar vontade de ir ler estes livros de novo!
Bjos

Ka disse...

Parrot,

Bons olhos te leiam por aqui :))
Tens razão no que dizes mas e se o reencontro não acontece? Ficam as saudades na mesma...loool


Beijos e um excelente dia para ti

Ka disse...

Francis,

É mesmo!!
E a mensagem transmitida é simples mas verdadeira

Beijinho e bom dia

Ka disse...

Cap,

Força a reler os livros pois livros destes nunca de leêm demasiadas vezes :)

Beijinho e bom dia!

Unknown disse...

Pois!
É um tramado dum ciclo vicioso. Se vivermos intensamente o presente o mais certo é a curto prazo termos saudades desses presentes transformados agora em passado, vamos tendo a cada momento sempre, razões, fortes, para ter saudades.

:)

bj

Ka disse...

Jotabê,

Eu tenho uma teoria muito minha..acho que devemos viver intensamente mas com total consciencia de tudo o que fazemos pois não há nada pior do que o arrependimento.
E essa total conciência faz-nos guardar melhor as boas recordações. É claro que depois é uma chatice pois temos saudades por vezes...mas pelo menos são saudades de coisas vividas e não aquela sensação de que podía ter feito mas não fiz.(claro que tudo tem os seus limites...)

Beijinho e bom dia

Maria P. disse...

Olá:)

Então já terminaram os trabalhos forçados por hoje?

Já estive na do 17 com duas do 18! Pois hoje foram duas, é do calor!

Beijo:)cas.....inté.

Ka disse...

Maria,

O meu dia foi daqueles em que não devia ter posto um pé fora de casa...loool

Sabes o que fazia? ia mesmo para a do 17 mas como não posso por manifesta falta de tempo, vou ficar com várias do 18 aqui por casa :)

Beijoca

Morgenita disse...

É a velha história do "se chorares de noite pelo sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas"... infinitamente sábio e infinitamente dificil de aplicar na realidade!

Bjoca

Ka disse...

morgenita,

Que delícia escreveste!!! (vou guardar posso?)
E sim tens razão, difícil de aplicar mesmo. Como diz o príncepezinho, os adulto complicam tudo...

Beijinhos

Leonor disse...

é mesmo: às vezes estamos tão ocupados a pensar no que não temos que não vemos o que temos, e o tempo vai passando e acabamos por não estar bem num lado nem no outro, nada nos preenche ...
bom fim de semana

Gi disse...

São histórias para crianças sempre bem vindas no mundo dos adultos. Afinal os princípios de vida são comuns , os símbolos utilizados os mesmos. Que bom recordá-la.

Noite feliz

Luís Galego disse...

Pensei que nunca mais te ia ver. Sem ti o mar, apesar de todas as anémonas, parecia triste e vazio

Sem as pessoas que amamos, o que interessa o resto, sim, o que interessa????

Ka disse...

Leonor,

Tem razão! É por isso qur faço um exercício diário para tentar aproveitar o que tenho neste momento apesar de não deixar de sonhar. Mas o que conta é o presente...que acontece...senão corremos o risco de uma vida passada sempre na expectativa e no fim vazia...triste

E andamos cá para sermos felizes verdade?

Beijinho e um bom dia!

Ka disse...

Gi,

Sabes que acho mesmo que devia ser de leitura obrigatória a todos os adultos...

Ser adulto complica tudo e nada como a simplicidade das crianças ou neste caso dos contos de criança para vermos o essencial!

Beijinho e dia feliz

Ka disse...

Luís,

Usando uma expressão muito tua:

De facto uma vida sem as pessoas que amamos não tem interesse algum...seria uma tristeza .

Beijinho e um bom dia :)