12/08/2008

Pensamento do dia

Necessitamos imenso de unidade e de compreensão. Unidade não é uniformidade, mas busca e aceitação do que nos completa e complementa. Compreensão não é domínio sobre as diferenças, é diálogo e apreço pelas outras realidades que não são as nossas. Há caminhos de unidade e de diálogo tão exigentes que só podem ser trilhados pelos humildes, isto é, pelos que não desistem, mesmo quando não vêem resultados.
Vasco Pinto Magalhães, S.J. in "Não há soluções, há caminhos"

Sem dúvida que a compreensão poupa uma data de atritos mas normalmente andamos demasiado acelerados para termos tempo para compreender...

20 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Vê-se logo que o jove que escreveu isto não tem como vizinha a vaca que me calhou em sorte, que agora lhe deu para gritar todos os Domingos, às 8 da manhã! Eu dizia-lhe a unidade e a humildade...

Patti disse...

'Tou com o Rafeiro, se tivesses um vizinho adolescente que agora resolveu ter aulas de guitarra eléctrica e que tem o quartinho dele, bem coladinho ao meu escritório, mandavas rifar o Vasco Pinto Magalhães.

E com a neura com que Portugal inteiro, acordou hoje com este belo e solarengo dia de Agosto, acho mesmo que este pensamento só deve funcionar lá mais para o Natal, onde anda tudo numa de unidade e compreensão.

Bem sei que o Natal deve ser todos os dias, mas quando de manhã, enquanto tiravava o biquini da gaveta e olhei para a janela.......ai filha, não sei não!!!

Ka disse...

Caro Rafeiro,

A excepção faz a regra :)

Beijoca

Ka disse...

Patti,

loool eu sei bei o que é essa neura...acredita!!!
Mas claro que também sei que entendes o sentido em que foi escrita ou não fosses tu defensora da diferença.

Dou-te o exemplo de olhares para um sem abrigo e de a amaior parte das pessoas olhar e penssar de imediato em droga. Muitas vezes a história que está por trás da pessoa muda completamente o nosso olhar sobre a mesma. Por vezes o sem-abrigo pode ser alguém que foi como nós e teve azar na vida...acontece mesmo!

Agora claro que há aqueles casos como o Rafeiro ou tu mencionaram e aí claro que não há compreensão possível!!!

Beijoca e que o dia se torne solarengo :)

Patti disse...

Claro que sei, menina! Apeteceu-me embirrar com o Magalhães, já que ele é apologista da diferença.....de certeza que me compreendeu!

Unknown disse...

Ficaria feliz de saber que é a falta de tempo que não nos faz compreender, mas tenho a sensação que a indiferença é que muitas vezes nos faz não ter compreensão para os outros.

Ainda bem que o rebento já está melhor.

Abraço

marinheiroaguadoce a navegar

caditonuno disse...

eu gostava era de ser compreendido!

Unknown disse...

Eu até concordo com o homenzinho, só é pena que nem todas as pessoas possam ler as suas palavras e mais pena ainda tenho que o mer...do meu vizinho que sai às seis da manhã para trabalhar e liga a música no carro em altos berros não tenha capacidade de compreensão e muito menos de diálogo. Se calhar há-de ter no dia que eu me passar e lhe mandar com um balde cheio de ...para cima...
Desculpa, foi um desabafo, é do tempo...

Bjokas

mjf disse...

Olá!
Ninguem quer perder tempo..muito menos com compreensão ;=(
O que é isso????
;=(
;=(

Beijocas

paulofski disse...

Compreedo!

Beijoca.

Ka disse...

Marco,

Dou-te razão pois suspeito que é a indiferença que nos leva a nem querer saber...

O Luis já está fino, obrigada :)

Beijinho

Ka disse...

caditonuno,

e eu também :)

Beijinho

Ka disse...

Zabour,

Claro que há excepções, até porque as pessoas não respeitam o espaço ou a privacidade...mas aí é mesmo uma questão de educação ...

E estás à vontade para desabafar :)

Beijinhos

Ka disse...

mjf,

Sem dúvida que a maior partee das pessoas nem quer saber...é a tal indiferença que falava o Marco!

Beijocassss

Ka disse...

Paulofski,

Eu sabia que compreenderias :P

Beijo e uma excelentes férias!!!

Anónimo disse...

Eu compreendo muita coisa mas é bem possível que não compreenda muitas mais.
Mu@@

Unknown disse...

Foi a primeira vez que fiquei sem inspiração e motivação para fazer uma piada. E mais, alguns comentários que aqui tens, demonstram a incompreensão dos nossos quotidianos, e não são excepções como dizes, são mesmo regra, simplesmente porque está instalada a velocidade com que se vive, que é grande e nos rouba tempo, e paciência.
É um bom pensamento, este.

:|

:)

beijocas

Ka disse...

Kok,

Ninguém compreende tudo :)

Beijocas

Ka disse...

Jotabê,

Essa é inédita pois tu tens sempre uma inspiração fabulosa e deixas sempre uns comentários que adoro :)

Quanto aos comentário foi do tempo deprimente que fazia ontem :P mas sim não são excepções até porque as pessoas simplesmente andam preocupadas com o seu umbigo e nem se lembram que a sua liberdade termina onde começa a do outro.

Beijoca grande :)

ps - a já tens a vista toda????

liamaral disse...

Por vezes não temos tempo, mas também são muitas as vezes em que não queremos compreender! Por várias razões! Compreensão é preciso!
:) Beijinho