14/05/2010

...


Na passada Semana o trânsito parou por causa da queima das fitas. O trânsito para com o futebol, com a vinda de chefes de Estado (quem não se lembra o que foi a Cimeira Ibero-Americana no Porto há uns anos atrás, ou então a vinda de Bush?). O trânsito ficará alterado com o Rock In Rio que começa dentro de uns dias, ou com qualquer concerto de verão. Já nem falo do Europeu de futebol e dos milhões que nos custou... e estranhamente não tivemos grandes manifestações de desagrado.

Não consigo perceber tanta indignação com a Visita do Papa Bento XVI ao nosso País. Afinal a religião católica faz parte de nossa história, da nossa cultura, da nossa identidade. Faz-me alguma confusão a critica fácil até porque somos um povo que tem inúmeras benesses precisamente pela sua ligação á Igreja e á Tradição católica. Basta pensarmos em todos os feriados e pontes, em todas as festas que dão direito a mais um dia de férias...pensemos no natal, na Páscoa nos santos populares nos feriados que aí vêem agora em Junho.

Faz-me confusão a hipocrisia do casamento na Igreja só para ficar bonito, ou do baptizado para a fotografia, ninguém pensa os serviços sociais da Igreja, usa-se e abusa-se...aponta-se o dedo e nunca se reconhece a parte boa.

Claro que a Igreja já cometeu muitos erros e alguns de uma gravidade enorme...afinal ela é feita de seres humanos, iguaizinhos a nós...mas também tem tentado fazer um mea culpa e nós que somos sempre tão permissivos porque razão tem de haver uma mão tão pesada a julgar? Ultrapassa-me de facto...
Hoje fiz parte dos 150 mil que quiseram ter a oportunidade de estar com Sua Santidade. Foi de facto extraordinário ver tanta gente junta, alegre e em paz. Mais extraordinário ainda foi, num momento de reflexão, ter sentido o silêncio da quase totalidade das pessoas que estava lá (consegui ouvir um tlm a tocar ao longe)...verdadeiramente arrepiante...esta visita a mim deu-me esperança...de que pode haver um mundo melhor, de eu poder ser uma pessoa melhor (e sim, sou daquelas pessoas que precisa do apoio de Deus para conseguir ser melhor)
Um óptimo fim-de-semana para todos!

6 comentários:

caditonuno disse...

já cá estou de volta à blogosfera. ainda não morri! quando quiseres passa pelo meu cantinho que já tenho lá novidades.

até um dia destes.

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Olá! Já há muito não vinha aqui, mas é sempre bom ver "velhos amigos" da blogosfera! Quanto a essa sensação de esperança num mundo melhor e que cada um de nós deve contribuir para isso e deve sentir tal como verdadeiro é essencial...nem que seja só por isso, se a vinda do Papa causou tal efeito em grande parte das pessoas que por cá estavam, então só por isso já valeu a pena :-) beijinho!

GP disse...

E a maior parte dos que se manifestaram contra o"transtorno" da vinda do Papa, foi à Igreja para o tal casamento e voltou lá para baptizar os filhos.
A caravana passa...

beijo grande

paulofski disse...

Olá Ka

Deixei a minha opinião sobre a visita do Papa expressa no gabinete. Pois agradecido pela tolerância concedida e para fugir ao trânsito, ou à falta dele para o meu local de trabalho, fui pedalar para bem longe :)

Beijinhos e outra tacinha é nossa.

Helena Teixeira disse...

Olá!
Era para comentar este post, mas depois fiquei ternurenta a olhar para o Smile azul, todo fofo. Apesar de não ser FCP, mas SLB. Agora vou ser apetrechada...lol..kidding...
Tou aqui a pensar que ontem na Covilhã, não vai haver + problemas de trânsito, pois já ninguém tem fé na selecção e o que valha. Contra a visita do Papa, nada contra. So não concordei com 12, 13 e 14 de Maio de folgas. Quando é feriado mesmo e pontes, ok, agora por de propósito pelo Papa, não acho correcto se o País está de pantanas...

Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades Franciscanos, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

Jocas gordas
Lena

Goldfish disse...

Olá! Andamos desencontradas... Tu andas a ver o Papa e eu à procura do sol! Espero que esteja tudo ok, bjs