15/06/2009

Eu até estava num estado Zen


mas há coisas que me tiram do sério!

Li aqui que devido à crise, os abortos (ok, interrupções voluntárias da gravidez...mas só voluntárias para as mulheres e homens que decidem fazê-las) aumentaram 23% desde o início do ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Segundo a notícia os abortos aumentaram devido "à crise económica e aos receios do seu impacto no aumento da família, segundo responsáveis clínicos" e agora pergunto eu: e para se prevenirem antes de ficarem grávidas e mandarem vidas à viola não havia nenhum receio? Sim...porque podem ir ao centro de saúde e obter gratuitamente os meios contraceptivos.


Chamem-me fundamentalista ou moralista mas de facto não consigo perceber a lógica de tal atitude até porque no limite têm a pílula do dia seguinte. Mas claro, tendo nós um governo que opta pelo facilitismo em vez da responsabilização, é bem mais fácil fazer um aborto e até têm um mês em casa com ordenado a 100%, pago por todos nós obviamente!


Numa altura de crise previne-se, não se arrisca, e cá acontece precisamente o contrário o que indicia uma sociedade sem princípios de respeito pelo próprio ou pelo próximo...uma tristeza. Congratulem-se todos os que permitiram através da liberalização do aborto, pelas 663 vidas que foram à viola desde o início do ano só no Hospital Amadora-Sintra...
Porque...há assuntos que me deixam piursa!

9 comentários:

Anónimo disse...

Quando li a notícia também fiquei piurço, mas por outros motivos: perceber que há " gente responsável" a associar o aumento dos abortos com a crise económica é de uma enorme e confrangedora irresponsabilidade. Par não dizer má-fé...

Gi disse...

Estou de acordo contigo e também estou de acordo com o Carlos.
Associar o aumento de abortos à crise é querer tapar o sol com a peneira.
Faz-se a lei e agora culpa-se a crise.

Ka disse...

Caro Carlos,

Não o sabia tão radical a tirar conclusões embora soubesse já que neste assunto estamos em campos opostos :).
Se bem que não haja 100% de certeza eu parto do princípio que quem fez esta afirmação seja alguém derectamente ligado à àrea e não se esqueça que os médicos falam com as mulheres que dirão de sua justiça, além disso têm já elemento de comparação como o ano anterior...não acredito que haja tanta má fé.
A conclusão óbvia para mim, independentemente do motivo, é que o aborto é encarado por muitos como mais um meio contraceptivo e isso acho intolerável.

Ka disse...

Gi,

O chocante no meio disto tudo é a vulgarização do aborto. E sinceramente acredito, conforme disse ao Carlos, que as afirmações tenham como base os testemunhos das próprias mulheres. A verdade é que o aborto é usado hoje como meio contraceptivo e chegamos ao ponto em que mulheres houve que sem protecção, muitas delas são pressionadas a abortar também...é o outro lado da liberalização que foi ignorado porque inconveniente.

A lei foi uma lei à portuguesa, desresponsabilização total do Estado... é mais fácil pagar um aborto que assumir um apoio a uma criança que vai nascer...

mjf disse...

Olá!
As IVGs.. estão a tomar um rumo errado:=(
Isto dava par eu falar e muuiiito.Mas não devo.
pelos motivos que julgo saberes.
Fui a favor...das IVGs , porque acabou com o mercado negro dos abortos de "vão de escada"...mas aparecem casos ...que me só me apetece " bater-lhes"....
Estou a tentar eu e outros profissionais que comigo trabalham em fazer uma estatistica dos casos caricatos que levam a uma-duas ´IVGs:=(

beijocas

JKL disse...

Pergunto-me assim de repente... apercebi-me de um pormenor: amadora-sintra. O estatuto deste hospital não terá algo a ver com o assunto?

Seja como for... há aqui seguramente um gravíssimo problema de falta de formação, consciência... algo assim.

Ka disse...

Querida mjf,

Nem imaginas como as tuas palavras me sabem bem. Principalmente por seres a primeira pessoa que vejo assumir que defendia a nova lei mas que esta, na forma que está acaba por ser um erro.
Além disso sabemos que os abortos clandestinos não terminaram pois para muitas mulheres, até pelo enfrentar da sociedade, principalmente em terras pequenas, continua a ser a única opção.

Sabes o que mais impressão me mete? usarem o aborto como mais um meio contraceptivo...

Beijocas

Ka disse...

Niagara,

Não acredito que seja isso pois os dados são comparativamente ao ano anterior. Mas podemos sempre pegar no hospital de Leiria onde mulheres ja fizeram 3 (sim 3!!!) abortos num ano...

Não há apenas um erro gravíssimo mas sim vários, entre os quais a lieralização do aborto.

Beijocas

GP disse...

Subscrevo todas as tuas palavras. Todas mesmo. E quando penso que também é com o meu dinheiro que estas mulheres ficam em casa a ganhar o seu ordenado, fico pior que estragada.

Beijinho grande