20/11/2009

25.000 Por dia...todos os dias

Curioso aperceber-me que na última semana as visitas ao BDK dispararam. Ao consultar o Sitemeter para perceber o porquê de tal aumento vejo que grande parte veio cá parar por causa do dia internacional dos direitos da criança, que é hoje celebrado.
No ano passado fiz este post e no ano anterior este e durante um ano inteirinho pouco mais falei de direitos das crianças (apenas em mais um post no dia da Criança se bem me lembro). Não sei se é o facto de ter um filho pequeno mas de repente sinto-me parte de um mundo perfeitamente hipócrita. Apenas nos lembramos neste e noutro dias que as crianças têm direitos. Ontem ouvia a representante da Unicef em Portugal a dizer que por dia morrem 25 000 crianças com menos de 5 anos. Tentei imaginar o que são 25000 crianças e para ter uma noção mais real que apenas um número lembrei-me que seria metade da lotação de um estádio de futebol (parece parva a ideia mas imaginem lá a imagem). Morrem todos os dias, enquanto nós discutimos que melhor refeição dar aos nossos, ou que brinquedo irão receber pelo natal, morrem enquanto estamos de férias, enquanto estamos em festa, enquanto damos um abraço aos nossos. Claro que não podemos acabar com isso, mas podemos contribuir para que diminua este número, seja pela participação activa, seja pela conscencialização de que podemos fazer a diferença.

Hoje comprometo-me a falar periodicamente dos direitos das crianças e não apenas neste dias. E Vou fazer um esforço para ser mais activa em relação a estes temas.
(como não pus qualquer imagem, pergunto-me quantas pessoas terão lido este post até ao fim...)

12 comentários:

CPrice disse...

podemos sim Minha Amiga :) vou mandar-te uma dica em que tenho estado envolvida de há três anos a esta parte.

E podemos pensar que só por um acaso da natureza não estamos nessas estatísticas.

Um beijo .. Obrigada por este postal, e um bom fim-de-semana **

Gi disse...

Eu li até ao fim.

Si disse...

Eu li.
Até ao fim.
E mesmo não sendo todos os dias que falo sobre elas, todos os dias tento contribuir pela diferença, quanto mais não seja ao educar a minha criança já maior, com princípios baseados no amor, na solidariedade, mas, sobretudo, no respeito máximo pelo próximo, criança ou não.
Pode não ser muito, mas se todos fizessem o mesmo, talvez as mesas, os alimentos, os abraços e os brinquedos chegassem mais perto desses 25.000 antes que fosse tarde demais.

Goldfish disse...

Tudo o que se pode fazer é aprender, partilhar com os outros, especialmente os mais pequenos, para que saibam que nem toda a gente vive como nós...

Goldfish disse...

Tudo o que se pode fazer é aprender, partilhar com os outros, especialmente os mais pequenos, para que saibam que nem toda a gente vive como nós...

Ka disse...

Cat,

Eu sei que podemos e eu vou fazendo algumas coisas mas de repente parece-me tãoooo pouco :|

Já vi o teu mail e já conhecia porque me foi enviado por um amigo meu mas obrigada de qualquer foram :)

Beijoca para ti e para a princesa

Ka disse...

Gi,

Leste mesmo? :D

Beijos e um óptimo fim-de-semana

Ka disse...

Querida Si,

Eu também faço isso com o meu, todas as noites falamos e lhe lembro a sorte que temos na nossa vida, ou lhe digo que não devemos desperdiçar ou ainda escolher brinquedos (ainda há 10 dias fez isso) dos ele para irmos dar a outros meninos que não os têm....enfim tentar formar um ser Humano que seja no mínimo solidário e humano com os demais.

Beijinho :)

Ka disse...

Goldfish,

É isso mesmo. Eles são a sociedade do futuro e devemos por isso investir bem neles :) (e não como no tal programa que falavas no outro dia...credo)

Beijinho

CPrice disse...

Querida, o que te parece tãooo pouco é a enorme diferença entre alguma coisa e nada.

:) Beijos

Kok disse...

Concordo que não devem ser só nos dias que assinalam um facto que o devemos mencionar e/ou pensar nele.
De resto, já o afirmei que não sou pessoa para "os dias de"!
Porém, não é por não referirmos o assunto que o esquecemos. A nossa actuação e modo de estar "fala" nele diariamente!

Beijos e boa semana.

§- Li até ao fim sim. Sou lá pessoa de deixar uma leitura a meio?!
§§-um xi ao Luisito.

Anónimo disse...

Cheguei atrasada, mas li! Tudo!
Beijinhos
Inês