11/03/2008

Pearl S. Buck

Inspirada no post da Leonor, que se inspirou na Gi, não resisti a relembrar uma das escritoras da minha juventude, Pear S. Buck.

Pearl Confort sydenstriker, masi conhecida por Pearl S. Buck nasceu nos EUA em 1892, com apenas 3 meses foi para a China com os pais, missionários presbiterianos. Aprendeu chinês anstes mesmo de Inglês e estudou em Xangai até aos 15 anos. Formou-se nos EUA em Psicologia mas regressou à china para dar aulas. Casou-se na China com um Americano especializado em agricultura e viveu lá até ter sido retirada de lá por causa da guerra civil chinesa. Entre outras coisas trabalhou num abrigo que dava apoio a escravas e prostitutas. Lutou
pelos direitos das mulheres, pela igualdade racial e fundou inclusivé o "Movimento de Auxílio à china". Morreu 2 meses antes de completar 80 anos, em 1973.

Pearl S. buck escreveu mais de 100 livros e algumas novelas de rádio, mas sem dúvida o seu mais conhecido livro foi Terra bendita (boa terra no Brasil), o primeiro de uma trilogia que relata a vida de uma família, expondo o modo de vida na china com as suas tradições e dificuldades e diferenças.

Este primeiro livro foi um sucesso enorme tendo vendido cerca de um milhão e oitocentas mil cópias só no primeiro ano, tendo ganho o prémio Pulitzer. Mais tarde, em 1938, Pearl S. Buck ganhou o prémio Nobel da Literatura.
Lembro-me perfeitamente de ter lido este livro (editado pelos livros do Brasil na colecção dois mundos) e ficar acordada até tarde, adormecendo em cima do livro pois não conseguia parar de o ler, os outros dois tiveram igual destino e foi através deles que fui conhecendo uma cultura tão distinta como é a chinesa. Sem dúvida que são livros que aconselho a lerem. Existem outros da mesma autora que valem igualmente a pena. Pearl S. Buck debruçou-se muito sobre as relações inter raciais e tem um livro "A flor Oculta" que faz lembrar a Ópera Madame Butterfly uma vez que trata da história de amor entre uma Japonesa e um americano, que vivem um drama intenso e doloroso.

14 comentários:

Leonor disse...

Olá Ka

também passei pela fase Pearl Buck, claro, mas olha já aprendi aqui umas coisas. Ler este teu post fez-me tb voltar à minha juventude, mas se queres que te diga, ainda há um ou dois anos comprei um livro dela que editaram há pouco tempo e eu não tinha...

Não me lembro deste que falas da Flor Oculta. Tb saiu nos Livros do Brasil? tenho que averiguar se li ou não.

beijinhos, foi engraçado estas memórias de memórias

Outonodesconhecido disse...

Da tua, da minha e da de muita gente: Li-os quase todos. Quem não se encantou por esta escritora?
Obrigada pela recordação.
jasmimdomeuquintal e Outonodesconhecido

Claudia Ganhao disse...

Mais uns a adicionar à minha longa lista de livros a ler...
Bjs

caditonuno disse...

Ó tu! Está aí alguém? Passa lá por minha casa que tens um desafio pra esta semana! Coisa simples, nao te preocupes.

Se vieres com tempo avisa que eu faço um lanche, ok?

Mocho Falante disse...

Querida Ka, não conhecia e agora estou curioso para dar uma espreitadela na obra da senhora...já vi que um dia destes vou até à Fnac ao final da tarde...ainda por cima agora que ando numa de chinesices

Beijocas doces

paulofski disse...

Olá Ka, não conheço a senhora e tão pouco a sua obra. Pode ser que tenha um tempinho e va à Fnac pedir um livro emprestado.

Beijinhos e bom dia.

Ka disse...

Leonor,

Acho que sim mas vou confirmar e depois digo-te, pode ser?

Beijinhos

Ka disse...

Outono,

Engraçado...sabes que acava que não? Pensava que era apenas por ter tido oportunidade de andar a saltitar na bibliteca da minha mãe :)

Beijinhos

Ka disse...

Carraça,

São muito giros os livros.

Beijinhos

ps - como te compreendo acerca da lista...se visses a minha!!!

Ka disse...

CAdito,

Ando um bocado falaha de tempo e tenho uma data de desafios atrasados mas vou tentar brevemente :) por agora fica o sorriso que pus hoje :)))

Beijinhos

Ka disse...

Querido Mochito,

De certeza que vais achar piada, pelo que já conheço de ti :)

Beijocas enormees e fico feliz por te pôr a vista em cima :)))))

Ka disse...

Paulo,

Tenta ir e ler pois vais gostar :)

Beijinhos ;)

Anónimo disse...

Esta grande escritora, de quem li algumas obras, (Terra Bendita foi uma delas), é, tal como outras e outros, esquecida nas prateleiras por troca com novos autores que têm igualmente o seu mérito.
Há obras intemporais, mas nós não temos (eu não tenho) capacidade de os ler todos.
Tomara que saibamos escolher os melhores.
Bjs

Ka disse...

Kok,

Tu a leres Pearl S. Buck? Que surpresa agradável, não te imaginava nada...lol (também não posso iaginar grande coisa mas pelo que "conheço" do teu blog até agora achei que não faria o teu género...upss sorry :)

Quanto a autores de facto muitas vezes estes são esquecidos...mas nada como um blog para os trazer de volta...hehehe

Beijos