15/09/2008

Reflexão da semana...


Se estás disposto a nunca usar da violência, e sempre resistindo, torna-te forte de corpo e de alma; é a mais difícil de todas as atitudes; exige a constante vigilância de todos os movimentos do espírito, o domínio completo de todos os impulsos dos nervos e dos músculos rebeldes; a agressão é fácil contra o medo e também a primeira solução; para que, em todos os instantes, a possas pôr de lado e substituí-la pela tranquila recusa, não te deves fiar nos improvisos; a armadura de que te revestes nos momentos de crise é forjada dia a dia e antes deles; faz-se de meditação e de ginástica, de pensamento definido e preciso e de perfeitos comandos; quando menos se prevê surge o instante da decisão; rápida e firme, sem emoções ou sufocando-as, tem que trabalhar a máquina formada.
Que trabalhar, sobretudo, humanamente; a visão do autómato é a pior de todas para os amigos do espírito; não serão teus elementos nem a secura, nem a estóica dureza, nem o ar superior, nem as cortantes palavras; requere-se no inabalável a humanidade, o sorriso afectuoso, a íntima bondade, a desportiva calma, amiga do adversário, de quem joga um bom jogo; sozinho guardarás as lutas interiores que tens de suportar, a batalha contínua para impores o silêncio aos instintos de ataque e da vingança; será tua boa auxiliar a pele dura e uma carne que, domada, suporte, sem revolta, as provações e os trabalhos; o óleo do ginásio ajuda Marco Aurélio; quem se adivinha senhor de si melhor resistirá sem violência a tudo o que inventou a real fraqueza do contrário; e só tem que se guardar dos perigos da altivez e do desprezo.

Agostinho da Silva, in 'Considerações e Outros Textos'


E para vocês, o que é a verdadeira coragem?

34 comentários:

maria inês disse...

a minha! e acrescento com "não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo." (Gustave Flaubert)

Boa semana um xi grande e um beijo ao mais lindo d

Ka disse...

ines,

De facto tens muita tens...eu não sei se a teria, acredita!

Beijoca e uma boa semana de férias!! (e eu aqui cheiinha de vontade de um dia de praia!!!)

paulofski disse...

A verdadeira coragem vê-se no olhar das crianças e pessoas que não tem saúde e que passam a vida na cama de um hospital. A verdadeira coragem vê-se na angústia das pessoas que não têm o que comer e tem um filho nos braços a morrer. Passamos a vida a queixar-nos, que temos muitos problemas e que a vida não corre bem!

Beijinho Ka e uma boa semana.

Maria P. disse...

Coragem é vir a este blog e nunca fazer um comentário a sério seja qual for o tema!:)

heheheheheh

Beijoca*

Unknown disse...

Coragem???Bem, acho que coragem é o que todos nós temos para enfrentar o dia a dia apesar das várias adversidades que a vida nos coloca à frente.

Uma grande semana para ti.Bjokas

Patti disse...

Coragem, às vezes, é ficar quieto ao sabor do dia, deixando deixar a vida correr normalmente e não procurar motivos para se ser cobarde.

Gi disse...

Conheces a Mãe Coragem? É ela!
Obrigada por teres ido fazer uma visita "guiada" ao meu blog.

liamaral disse...

A verdadeira coragem é viver a vida sempre de cabeça erguida e não cair em tentação de fazer mal a ninguém em troca de proveito próprio!
:) Beijinho e boa semana!

Paulo Tomás Neves disse...

Coragem é ter medo e avançar na mesma, controlando-o sem deixar que o medo nos controle.

Beijinhos e boa semana

joana disse...

Coragem é apesar de muitas vezes cairmos no percurso da vida,termos força para nos levantarmos e seguir sempre em frente.
Beijinhos e boa semana.

P.s Não me esqueci das fotos

Ka disse...

Paulo,

Sem dúvida que os exemplos qe me dás são de uma coragem extrema!!! AS crianças então são de uma coragem e frça sem limites não é?

Beijinho

Ka disse...

Maria,

De vez em quando até consegues, diz lá :P

Beijoca grande!!

Ka disse...

Zabour,

Há dias em que é mesmo precis uma boa dose dela não é???

Beijoca e um excelente dia!!

Ka disse...

Patti,

E quantas vezes caímos na cobardia? Mais do que as que deveríamos não é?

Beijinhoooo ó Tiaaaa

Ka disse...

Gi,

Benvinda ao BDK!
A visita guiada foi gira e tenciono voltar :)

Beijinho e um óptimo dia

Volta sempre

Ka disse...

liamaral,

Pois, sem dúvida! Mas sabes, cada vez mais são as pessoas que se estão literalmente "as tintas" para isso...
Eu cá prefiro seguir com a minha vidinha pois a factura aos outros a vida passa-a por mim :P

Beijinhos e um óptimo dia

Ka disse...

Paulo,

Mas quando se consegue vencer o medo a sensação de vitória é indescritível não é?

Beijinhos e uma semana sem medos :P

Ka disse...

Joaninhaaaaaa,

Sem dúvida que saber levantar a cabeça depois de um tombo exige coragem, principalmente se a levantarmos e nos virem de sorriso na cara a enfrentar a vida :)

Beijocas ao trio

ps - As fotos espero ansiosamente :))))

Luís Galego disse...

E porque Péricles diz melhor do que eu, aqui fica um entre muitos outros conceitos de coragem: O segredo da felicidade está na liberdade; o segredo da liberdade está na coragem.

Aeroporto de Alcochete disse...

Atitude firme e determinada é o que nos falta nesta sociedade mesclada de incertezas.
Propostas mais optimistas e visões francas de um futuro promissor, já não digo melhor, fazem-nos correr, e, se corrermos, chegamos lá, porque quando se corre se vai, a alguma parte.

Ka disse...

Luís,

Boa citação essa!
Fizeste-me lembrar agora o filme Braveheart :)

E sim tens razão..mas só até certo ponto, pois nem sempre somos livres de fazer tudo o que queremos, por vezes a vida condicionan-nos e há valores mais altos que o nosso próprio umbigo.

Beijinhos

Ka disse...

Frederico,

Concordo com tudo mas o nosso problema é cultural e daí ser mais difícil...há uma inércia social. Não é falta de coragem...é laxismo mesmo, despreocupação, desresponsabilização. A critica de café é fácil, a participação activa é mais difícil pois dá trabalho e chatices e as pessoas não estão para isso!

Boa semana :)

LeniB disse...

Para mim coragem é seguir em frente e nunca olhar pata trás!
bjs

Anónimo disse...

Eu preferia não falar em coragem... preferia falar em cobardia. Uma pessoa que não dá a cara escondendo-se por detrás de um nick e que de certa forma acusa os outros de falta de coragem é no mínimo ela mesmo uma cobarde. Não me intrepretes mal mas contra mim mesmo falo porque estou para aqui a escrever por detrás de um nick no blog duma pessoa que não conheço. Quanto a exemplos de coragem tenho-os quase todos os dias. Não será um exemplo de coragem uma pessoa doente que se atreve a viver com um sorriso na cara todos os dias??????

Ka disse...

Lenib,

Sem dúvida que temos de ter coragem para fazer isso, até porque muitas vezes seguir em frente é uma opção consciente mais não menos dolorosa.

Beijosssss

Safira disse...

Coragem é ultrapassarmos todos os 'como' porque acreditamos num 'porquê'. Que isso implique um grande feito, ou não. às vezes coragem, é apenas conseguir sair da cama. Outras, defender alguém a quem amamos, ainda que chovam pedras e que a probabilidade de sairmos esborrachados seja imensa.
É sermos fieis a nós próprios, é sermos incorrompiveis perante os rótulos que nos querem colar, é manter os nossos princípios e não seguir a carneirada se o trilho não nos convier. É aceitar a derrota com um sorriso, e seguir em frente, quando o mundo escarnece de nós.

Coragem é imensa coisa, Ka...
Muito boa esta chamada à reflexão.
Beijo grande

Ka disse...

Netbad,

Antes de mais benvindo ao BDK!

Em relação ao teu comentário permite-me que discorde do que escreves, mas e explico-te:

Em nenhum momento este post é acusatório. É uma reflexão (conforme o título do post indica) que nos levou a ver as diferentes caras que a coragem pode ter, dadas pelos exemplos de todos os que comentaram.

Quanto a facto de usar um nick, apesar de eu o fazer sou bem mais transparente que muita gente que anda por aqui de fotografia no perfil e por isso permite não me rever no que dizes. Até porque não considero qe o facto de ter um nick seja um acto de cobardia mas sim de privacidade.

Por último concordo com o que dizes: de facto é um acto de louvavel coragem ter um sorriso na cara esttando-se doente, e ainda mais se a pessoa em causa fôr uma criança.

Volta sempre!

Ka disse...

Safira,

Excelente síntese o teu comentário :)

São tantas as formas que coragem pode ter...e não têm de ser vistosas...muitas vezes ninguém repara nelas não é?

Beijinho grande e coragem para mais este dia :P

MariaTuché disse...

Amiga, depois do nascimento da minha filha confirmei que sou uma corajosa...é dificil de explicar o porquê porque não se vê, sente-se!!

Deixo-te um beijo enorme e espero que tu e o teu menino estejam bem

GP disse...

Hoje nem consigo ler o teu texto. Vai ao sarrabiscos e ficas a saber o que me ocupa a vista.

Beijinho grande

Unknown disse...

A verdadeira coragem é entrar em casa bebedo, ver a mulher de vassoura na mão e ainda perguntar ... "vais voar ou varrer" lol

Bom fim de semana

marinheiroaguadoce a navegar

Ka disse...

mariatuché,

Como eu te percebo minha amiga :)

Beijos para ti e para a Aninhas :)

Ka disse...

Graça,

Minha querida tenho andado ausente mas ainda hoje me lembrei de ter ligar para irmos tomar um café mas acabou por não dar.

A ver se nos encontramos que tenho saudades tuas...muitas!

Beijinhos grandes

Ka disse...

Marco,

Isso não é coragem...é inconsciência acredita!!! loool


beijinhos e boa semana