03/11/2007


No século XVII, no final da dinastia Ming – época de efervescência e de agitação em que o próprio Ocidente marcou presença com a chegada dos primeiros missionários jesuítas à China –, num mosteiro situado no cume de uma montanha, um homem que ainda não pronunciou os seus votos decide abandonar este local de paz e recolhimento para, trinta anos depois, procurar a única mulher que alguma vez amou.

Um romance de encantamento e de verdade, história de uma paixão – de um Tristão e Isolda chineses com os seus códigos e interdições tão precisos quanto estritos – não só do domínio do coração e dos sentidos, mas envolvendo também toda a dimensão espiritual do ser, para se debruçar sobre o mistério do universo e o transfigurar.
Retirado
daqui

Passo muitas vezes a minha hora de almoço a passear pela bertrand, a ver as novidades, a pegar em livros já lidos e folheá-los, a pegar em livros novos e ler as primeiras páginas, etc

Por vezes entusiasmo-me e lá trago um que não tinha nada a ver com a minha ideia inicial para comprar, mas por alguma razão resolvo arriscar e trazê-lo comigo. Esta atitude já me valeu alguns barretes mas também algumas boas surpresas. É precisamente o caso deste livro, estava ao lado de um outro que me tinham falado mas como olhei ara a capa deste e li a frase "A eternidade não é demais", que me suscitou curiosidade, resolvi folheá-lo e pela descrição que acima copio, arrisco-me a levá-lo.

Este livro fala de uma forma de amor absolutamente diferente da que estamos habituados nos dias de hoje, mas não menos fabulosa uma vez que é um amor que começa a partir de um breve momento, guardado nos corações ainda puros de dois jovens, que por força das circusntâncias não se voltam a ver durante uma vida . Até que se voltam a reencontar e verificam que o outro, tal como eles, afinal tinha guardado preciosamente aquela breve recordação durante longos anos.

É um amor, espiritual mas não menos intenso, é um amor elegante...de espera, de pormenor onde um cruzar de olhos tem uma intensidade difícil de imaginar...

Nos dias de hoje onde sabe bem ler um romance destes para nos centrarmos de novo no essencial e deixarmos de lado o acessório.

12 comentários:

Unknown disse...

o último romance que li foi o 'Inevitável' de Mafalda Belmonte, os protagonistas são aí da tua terra. É um romance levezinho, apesar de ser mais ‘livro técnico’, acabei por gostar.

:)

beijocas

Maria P. disse...

Bom dia!
Bom sábado!
Bons romances!

Beijoca*

mjf disse...

Olá Ka!
Não conheço o livro, mas já registei.
Comecei ontem a ler um livro que me foi oferecido, por uma amiga:" Uma mulher rebelde" de Ayaan Hirsi Ali.Actual, é a vida de uma mulher (Ayaan Hirsi Ali, que segundo o Time será uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo ) que nasce no seio da cultura islâmica...Vou ler e talvez dê a minha opinião
Bom fim de semana

Jasmim disse...

olá
Ficará na lista.
Obrigada pela dica e... pelas palavras queridas que me deixas sempre

Liliana F. Verde disse...

Que giro! Ainda tens a imagem de "Blogs Pela Vida" no teu blogue... ;)

Bj

Ka disse...

Jotabê,

Darei uma vista de olhos se bem que livros técnicos só mesmo por obrigação!!!

Beijinhos

Ps -bons olhos te leiam por aqui

Ka disse...

Maria,

Boa noite!
Bom domingo!
E bons sonhos ;)

Beijoca

Ka disse...

mfj,

Embora num contexto diferente o teu livro deve ter piada também! Fico à espera da tua opinião!

Beijinhos e um excelente domingo

Ka disse...

Jasmim,

Não sou de fazer fretes, se as disse foi porque achei que eram merecidas ;)

Beijinho e um excelente domingo

Ka disse...

Liliana,

Esse fica sempre!!! Sou pela vida, mesmo que às vezes possa estar mais inactiva :)

Beijinho e um excelente domingo

Gi disse...

Com os barretes também aprendesmos, quanto mais nãos eja a não comprar mais nada do autor :)Também tenho dessas compras , sugestionada por uma frase, por uma capa apelativa, sei lá, tanta coisa. Barretes já enfiei alguns, curiosamente com autores que já conhecia. também acontece, os outros, pode ser sorte ... ou então bons feelings. tenho gostado do que tenho comprado. também é um dos meus passeios preferidos, andar pelo meio dos livros :) e de preferência vir com eles para casa. Para não se sentirem sozinhos :)

beijinhos, amanhã vou outravez para o Alentejo isto com os aniversários que nesta altura sºao todos de rajada, deixam-me com tempo para pouca coisa,

beijinhos

Ka disse...

Gi,

Mil desculpas mais uma vez pois hoje de manhã (ás 8h00) quando pus o post não reparei que tinhas comentado!!

Aniversários por estes dias? Muitos parabéns aos teus e espero que o fim de semana tenha corrido tão bem como o meu pelo menos :)