05/02/2007

Acabar com o aborto clandestino...

Uma das questões dramáticas é a questão do aborto clandestino.

Ele existe, ninguém ignora que ele existe mas ele continuará a existir mesmo que a liberalização ganhe. Se não vejamos algumas razões:

Após as 10 semanas continuará a acontecer pois para uma mulher que tenha uma gravidez fora do prazo legal, terá de recorrer ao clandestino.

Em Pequenas localidades , onde todos se conhecem, as mulheres continuarão a recorrer ao aborto clandestino para não verem a sua vida comentada.

Pensando na forma como poderemos combater o aborto clandestino, acredito sinceramente que passa pela continuação do trabalho começado após o referendo de 1998 em que surgiram organizações de apoio á vida. Muitas das mulheres que abortaram, quando confrontadas com a pergunta se "Tivessem tido apoio para levar a gravidez por diante" responderam que sim, que teriam tido o seu filho.

O importante é então haver um envolvimento da sociedade, de TODOS nós, e não de alguns que se lembram do tema apenas na altura das eleições. A sociedade tem de saber exigir ao governo que crie condições de apoio á vida. Não podemos ser uma sociedade demissionária em que criticamos o Estado como se não tivéssemos nada a ver com o assunto. Temos obrigação de fazer valer o que defendemos, e neste caso é defender a vida.

3 comentários:

Antonio disse...

O que te leva a crer que continuará a haver abortos depois das 10 semanas? Crês que as pessoas são assim tão estúpidas?

"Em Pequenas localidades , onde todos se conhecem, as mulheres continuarão a recorrer ao aborto clandestino para não verem a sua vida comentada."

Este argumento é fraco. Toda a gente sabe que em pequenas localidades se acaba por saber tudo.

Ka disse...

Caro Timo,

O aborto depois das 10 semanas existe e existirá sempre, quanto mais não seja por falha nas contas iniciais.

Quanto ao "argumento fraco" a opinião é sua...

Já agora diga lá argumentos REAIS fortes paraa liberalização do Aborto Livre

joaquim disse...

A questão está em que, provavelmente o aborto em hospital terá que ser feito na área de residência e se assim for, é lógico que as mulheres, sobretudo as jovens não recorrerão ao hospital porque serão reconhecidas por aqueles que lá trabalham e são com certeza da mesma região.
Assim procurarão no clandestino o que têm vergonha de fazer no hospital.