16/04/2008

Charles Chaplin

"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela"

Charles Chaplin, mais conhecido por Charlot nasceu neste dia, no ano de 1889. Filho de um casal de modestos actores de Music-Hall que se separaram logo após o seu nascimento, teve uma infância conturbada uma vez que acabou por ficar orfão de pai aos 12 anos e a sua mãe, com problemas mentais acabou por ser internada.
Desde cedo Charles e o seu irmão aproveitaram o natural talento natural herdado dos pais e começaram a valer-se a si mesmos arranjando trabalhos pontuais de representação.

Aos catorze anos teve a sua primeira séria oportunidade, repesentando um ardina em Sherloc Holme, papel que representou durante 3 anos. Depois disso trabalhou como comediante tendo marcado pontos que o levaram a ir para os EUA onde quase de imediato bateu um record de audiência na sua representação de um sketch intitulado" Uma noite no music-hall". A companhia de Ferd Karno acabou por lhe oferecer um contrato e foi nesta onde Chaplin acabou por conhecer Stanley Jefferson, mais conhecido por Stan Laurel, o magro da dupla o gordo e o magro.

Em 1919 fundou o Estúdio United Artists, juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W. Griffith. Os seus filmes foram mudos até cerca de 1940 , ano em que fez "o grande Ditador", onde representava simultaneamente o papel de Adenoid Hynkel (alusão a Hitler) e o de um barbeiro judeu. Mais tarde, e tendo conhecido o Holocausto, Chaplin afirmou que se na altura soubesse a extensão do problema nunca teria brincado com o regime nazi como tinha feito.
Em 1953 acaba por deixar os EUA devido à sua postura sempre esquerdista, já revelada nos filmes que foi realizando (como por exemplo Tempos modernos) e vai viver para a Suíça. Até 1972 não voltou aos EUA uma vez que ficou sem visto devido a acusações de "actividades anti-americanas" e nessa altura apenas o fez para para receber um prémio especial da academia pelas suas incalculaveis realizações na industria do cinema. Foi aplaudido de pé durante 5 longos minutos tendo-se tornado uma das maiores ovações da história dos óscares. Tinha 83 anos.


Charles Chaplin foi um dos génios da sua época, no entando a sua personalidade na vida real era bem diferente da imagem dos filmes. Transbordava no ecrã o que não tinha na sua vida real: humor. Defenido por inúmeras personalidades como uma pessoa fria, triste ou "um dramaturgo cansado perdido num mar de sonhos" como diria mais tarde Jim Tully seu secretário particular.


Independentemente de tudo a verdade é que foi um génio com um talento fabuloso.

Curiosamente um dos estandartes do cinema mudo nasceu no que é hoje celebrado como o dia da voz...

Fontes: Aqui e aqui

29 comentários:

Troca Letras disse...

Depois da ajuda de muitos Blologres já está disponível a lista para escolhermos os melhores da Musica Portuguesa no Blog Troca Letras

Maria P. disse...

Bom apontamento!

Bom dia:) Beijoca*

paulofski disse...

Charlot! O seu ar lamentável e solitário, a falta de jeito e sinceridade de uma criança, um casaco apertado, calças e sapatos grandes demais, de chapéu de coco, bengala, aquele bigode sorridente, o seu andar salta-pocinhas com os joelhos afastados e os pés desviados, ganharam-lhe
gargalhadas, admiradores e aplausos. O maior símbolo do primórdios do cinema. Sempre tive um grande orgulho ter nascido no mesmo dia que Charlie Chaplin.

1/4 de Fada disse...

Também adoro Chaplin. Por incrível que seja, passei um filme dele - "Tempos Modernos" - a um grupo de jovens entre os 14 e os 16 anos que , pura e simplesmente, detestaram!!!! Aliás, os mesmos que ficaram impávidos perante o Holocausto, não sabiam quem era Gandhi nem nunca tinham ouvido falar na guerra do Vietname...

Nuno Raimundo disse...

Olá...

Qunado era miudo gostava imenso de ver os filmes dele.
´Hoje em dia o tempo e a paciência para ver esses filmes não abundam.
A malta gosta é de demasiados efeitos especiais...

Bjs

Patti disse...

Acabaste o teu post com aquilo que eu vinha aqui dizer.

Já viste? O rei do cinema mudo e o dia mundial da voz!

Gosto destas coincidências da vida.

Bjs para ti.

Xanda disse...

Este teu texto fez-me lembrar uma disciplina que tive de técnicas audiovisuais, estudei quase td de Charles Chaplin. Foi e será smp um senhor do cinema, adoro o seu trabalho, um bem-haja a este pequeno grande Homem.
Bjnhs ka, ah e deixa-me aprumar a voz p/ umas cantorias lool.

Olá!! disse...

Adoro CC... adoro vozes que se mexem...
Beijossssssss

Ka disse...

Maria,

Boa tarde :)

Beijocas

Ka disse...

Paulo,

Antes de mais muitos parabéns (mas uma vez :P)
Tens sorte em dividires o dia com ele, já viste se te calhava alguma criatura execrável?

Beijinhos aniversariantes :)))

Ka disse...

1/4 de fada,

Antes de mais benvida ao BDK!

Quanto aos alunos...quando em casa só se vê telenovelas e futebol e quando existem pasi que se demitem da sua função educativa, está tudo dito.
Imagino o desespero que seja tentar ensinar qualquer coisa a alunos assim...


Volte sempre :)

Beijinhos

Ka disse...

nuno_r

Neste caso não partilho da tua opinião...sorry. Se bem que possa não apreciar todos os filmes aprecio alguns com toda a certeza. E os efeitos especiais a mim cansam-me pois normalmente onde há efeitos a mais há conteúdo a menos :S

Beijinhos :)

Ka disse...

Patti,

Também eu :)

Beijinhos e resto de boa tarde :)

Ka disse...

Xanda,

Tu afina lá a voz pois eu nem me atrevo, aí é que mais ninguém punha um pé aqui :D

Beijinhos

Ka disse...

Olá!!,

Engraçada essa tua definição: Vozes que ses mexem....era mesmo isso que ele era.
Sabias que ele foi muito renitente a começar a fazer filmes sonoros?


Beijossssss

KNOPPIX disse...

Eu que ia fazer um post sobre o dia mundial da voz, depois de ler este teu texto, desisti, fizeste uma bela homenagem a um dos ícones do cinema, numa altura em que o silêncio dele passava histórias, emoções (umas alegres, outras nem por isso), sem que a voz fosse precisa, tal a intensidade dramática das personagens por ele interpretadas.

Beijinhos (continuo atrapalhadíssimo com a falta de tempo) e tinhas razão, o mau tempo voltou :(

Ka disse...

Knoppix,

Tens cada uma!! (lol até corei)
Obrigada, tu és uma pessoa deliciosa sempre com comentários simpáticos.
Charlie Chaplin merecia uma homenagem bem melhor mas o tempo só deu para fazer esta :)

Beijinhos solarengos a ver se as nuvens se vão rapidamente embora

ps - não te esqueças da "barrica" :D

Paula Crespo disse...

E parabéns ao Mestre!!
bjs

LeniB disse...

Uma figura marcante do "nosso século", sem dúvida alguma.

Paulo Tomás Neves disse...

no dia da voz, pois... talvez por isto

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

O que a gente aprende por aqui! Obrigada pela maravilhosa partilha. Beijo.

Leonor disse...

Ka

pois, palavras para quê? O teu post diz tudo. gostei muito de ler a homenagem justissima que fizeste ao Charlie Chaplin.

Controvérsias e diferenças entre o privado e o público existem sempre na vida destas personagens (como na de todos nós), mas o legado que nos deixam é claramente superior e demasiado interessante para nos fixarmos apenas nelas.
Parabéns

beijos

Ka disse...

Paula,

Um mestre sem dúvida alguma :)

Bjs

Ka disse...

Lenib,

Sem dúvida mas pergunto-me se as gerações mais novas fazem ideia de quem ele foi...

Beijinho

Ka disse...

Paulo,

No dia da voz, a quem sem dela fazer uso não deixou de a ter :)

Beijinho

ps - também estive com esse vídeo na "mão"...

Ka disse...

Girafa,

Obrigada a ti pelo simpático comentário :)

beijinhos

Ka disse...

Leonor,

Sabes o que mais me impressiona na biografia dele? Ele faz rir mas se olharmos atentamente à sempre uma tristeza no olhar...talvez pela infância difícil que nunca foi superada.

Beijinhos

Belzebu disse...

Lembro-me que quando era miúdo devorava os filmes do Chaplin e rebolava a rir com as suas peripécias. Depois de ler esta tua justa homenagem ao grande Charlie Chaplin, tenho que confessar que me deu uma enorme vontade de rever todos eles! Assim o tempo me permita!

Aquele abraço infernal!

Ka disse...

Belzebu,

Ainda bem que te trouxe boas lembranças :)

Beijinhos