26/10/2008

"Aproveitar-se" e "tirar proveito" não são bem a mesma coisa. Uma coisa é a esperteza de ficar por cima e de estar atento às ocasiões para ganhar e ficar bem visto. Outra coisa coisa é saber crescer, isto é, tirar proveito de tudo o que acontece, mesmo das coisas dolorosas e injustas. Uma coisa é esperteza e outra é sabedoria.
Vasco Pinto de Magalhães, s.j. in "Não há soluções , há caminhos"

O crescimento é sempre doloroso. Nunca acredito muito em alguém que me diga que só aprende com as coisas boas. É nas alturas mais difíceis da minha vida que me sinto a crescer como ser humano. No entanto esta reflexão embora pareça simples de pôr em prática, é complicadíssima pois quando estamos no "olho do furacão" não temos a chamada distância crítica para conseguirmos tirar as ilações do nosso percurso, dos nossos actos...no fundo para conseguirmos tirar proveito e crescermos.
Mas quando conseguimos ser sábios o resultado é sempre compensador!

8 comentários:

Maria P. disse...

E nenhum caminho é direito, depois de cada curva, tudo pode acontecer...

Beijoca, linda*

Paulo Cunha Porto disse...

Querida Ka,
Joseph Conrad dizia que a invocação da Experiência é sempre a de algo que correu mal.
Beijinho, boa semana

Mocho Falante disse...

ora viva Ka,

tinha um professor na faculdade que nos dizia que o bom terapeuta é aquele que também já sofreu....e eu vou acreditando nisso sabes?

beijocas

Ka disse...

Maria,

Sem dúvida mas devemos é estar preparados para fazer a curva :)

Beijocas

Ka disse...

Caro Paulo,

Julgo que aqui nem sequer é a experiência, mas sim o facto de muitas vezes não termos a distância crítica que nos permite ver tudo melhor e tirar o proveito correctamente :)

beijinho

Ka disse...

Mochito,

É como os médicos de desabituação tabégica que nunca fumaram, não é?

Beijocas e uma excelente semana :)

Patti disse...

Nem sempre se cresce, tira proveito ou nos tornamos melhores por passarmos más experiências. E o processo de crescer passa sempre e também pelo bom da vida.

Ka disse...

Patti,

Claro que sim mas olha que quando paras para pensar e questionas verdadeiramente é quando a tua vida é abalada por uma qualquer razão, seja ela uma consequência das tuas acções ou não.

Mas claro que concordo que não se aprende só nos maus momentos.

Beijos