01/10/2008

O que nos conta o violino...

"Mas de súbito foi como se ela tivesse entrado, e essa aparição foi para ele uma dor tão dilacerante que teve de levar a mão ao peito. É que o violino subira a notas altas onde permanecia como para uma espera, uma espera que se prolongava sem que o instrumento cessasse de as sustentar, na exalação em que estava de já perceber o objecto da sua espera que se aproximava, e com um desesperado esforço para durar até sua chegada, acolhê-lo antes de expirar, manter-lhe ainda um momento com todas as suas derradeiras forças o caminho aberto para que ele pudesse passar, como se sustenta uma porta que sem isso se fecharia. E antes que Swann tivesse tempo de compreender e dizer consigo: ‘É a pequena frase da sonata de Vinteuil, não escutemos!’ todas as lembranças do tempo em que Odette estava enamorada dele e que até aquele dia conseguira manter invisíveis nas profundezas de seu ser, iludidas por aquela brusca revelação do tempo de amor que lhes parecia ter voltado, despertaram e subiram em revoada para lhe cantar apaixonadamente, sem piedade para com seu actual infortúnio, os refrões esquecidos da felicidade.” Marcel Proust

De facto o Violino é para mim o instrumento de eleição na música. Adorava tê-lo aprendido. É impressionante o que um pequeno e delicado instrumento nos consegue transmitir...leva-nos da tristeza à alegria e ao êxtase num único concerto. Quando quero começar o dia com energia positiva a maior parte das vezes escolho Viktoria Mullova ou então o grupo Europa Galante (que curiosamente já tive oportunidade de ouvir tendo como interprete principal Vitkoria Mullova).

Proponho-vos a seguinte experiência para quem ainda não conhece. Desliguem telemóveis, telefones, ou tudo o que vos possa perturbar. Respirem fundo e ouçam esta música e interiorizem toda a energia que o violino vos dá :)


E agora, até porque é o dia da água aproveitem e ouçam isto:

E se mesmo assim não estiverem convencidos (até porque há muitas pessoas que não são apreciadoras de música clássica) do que um violino vos pode dar. Experimentem um tipo completamente distinto de música ouvindo isto:

E claro, desliguem ali ao lado os Presuntos implicados para poderem ouvir o violino decentemente :)

Porque hoje é o dia Mundial da música e para mim seria impossível viver sem ela!

12 comentários:

maria inês disse...

quando chegar a casa, faço as experiências!li o titulo e associei à noticia que passaram na tv de estarem violinistas a tocar no metro do Porto!

Resto de bom dia

Gi disse...

Os meus instrumentos preferidos são o piano (e seus variantes) e a harpa.

Unknown disse...

E sabias que para além do dia da água também é o dia da música?

Bjs

Paula Crespo disse...

Dá-me música que eu gosto! Mas desta... ;);)
O violino sempre esteve presente na música celta, e noutras, claro. Veja-se o caso da música coboverdiana, por exemplo, que recorre também ao violino, conjuntamente com outros instrumentos: fica riquíssima! Isto é como com as pessoas: quanto maior a diversidade, maior a qualidade.
Bjs

FM disse...

Adoro Violinos... Mas também gosto dos Presunto Implicados... (risos)
Beijos Melodiosos... com Essências.

liamaral disse...

Vou seguir o teu conselho mas noutra altura! Está muito barulho no sitio onde me encontro! O meu instrumento de eleição é o baixo!
Viva a música!
:) Beijinho

Ka disse...

Inês,

Então? que tal foi o resultado???

beijosss

Ka disse...

Gi,

TAmbém gosto muitos dos dois que referiste. MAs a harpa é tão melodiosa que só a consigo associar à calma e ao sonho :)

Quanto ao Piano gosto muito (ouvir as velhas guardas do Jazz ou então ouvir os nocturnos de chopin). Já o cravo não me convence tanto embora também ouça.

Beijinhoss

Ka disse...

Zabour,,

Ai minha amiga que não leste o post até a fim!!!


Ora lê lá as etiquetas no fim do post...:P

Beijocasss

Ka disse...

Paula,

Engraçado...não fazia ideia que a música caboverdiana tinha também violino...as coisas que aprendemos :)

Beijos

Ka disse...

Francisco,

Eu gosto de quase todos os tipos de música....menos heavy-metal ou techno e afins :)))

beijos

Ka disse...

Liamaral,

MAs onde estás tu para fazer assim tanto barulho????

Beijos e viva la musica :P