20/03/2007

A culpa também é nossa...

Vinha hoje a ouvir na TSF que em Portugal o preço dos combustíveis tem descido menos que na Europa. Por exemplo o preço do gasóleo na europa desceu 23% mas em Portugal apenas 9%.
Esta notícia apenas confirmou o que penso relativamente ao Estado e o seu papel em relação a quem o elegeu, os Portugueses.

Penso em 2 ou 3 temas que afectam directamente o meu dia-a-dia e vejamos as concusões que se podem tirar:
Combustível - Leva uma importante fatia do rendimento familiar se houver filhos a levar á escola e não houver uma rede de transpostes eficientes (como acontece no Porto).
Farmácia - O estado anunciou que iria baixar o preço dos medicamentos, no entanto as comparticipações baixaram num valor muito maior á baixa do preço geral o que significa que todos meterem $ ao bolso menos a pessoa que tem de os pagar pois ainda não vi nenhum medicamente que tenha um preço inferior ao que já tinha...pagamos sempre mais. É absolutamente espantoso como o Marketing do Governo os faz ganhar dinheiro.
Saúde - Cada vez mais a nossa saúde depende dos nossos bolsos e portanto quem não tiver um rendimento compatível com a ida a médicos particulares tem toda a legitimidade em ficar preocupado pois o SNS não tem a mínima capacidade de resposta.
É inacreditável como o nosso país está a saque...

Mas é ainda mais inacreditável como os cidadãos portugueses continuam na sua postura demissionária mas queixosa, não fazendo no entanto absolutamente nada para reclamar o que consideram ser os seus direitos.
As reclamações dos portugueses continuam nas paragens de autocarros, nos cafés e restaurantes (ainda não percebi como é que há supostamente uma crise enorme mas os restaurantes continuam todos cheios) mas tudo fica por aí.
Vejo um país em que ninguém tem um pensamento colectivo, construtivo...a pensar num bem comum.
Vejo um país onde existe apenas meia dúzia de pessoas que tentam fazer a diferença e não baixam os braços... E estas pessoas nada têm a ver com política, agem por consciência própria.
Afinal a culpa também é nossa pois se não formos nós a exigir, mais ninguém o fará por nós.
Olho para a realidade europeia e vejo países, que apesar de terem problemas, trabalham diáriamente em prol do bem estar dos cidadãos, países onde existem políticas de natalidade, de emprego, de habitação social e mais um sem fim de coisas..e se alguma coisa começa a correr mal, os cidadãos desses países não se demitem, reclamam e se necessário fazem parar o país (veja-se o caso de França onde isso já conteceu por diversas vezes).
Não podemos estar eternamente com queixas mas de braços cruzados...nós que já conquistamos meio mundo estamos agora reduzidos a esta mediocridade...

4 comentários:

Anónimo disse...

E como se faz, cara Ka, para evitar que nos façam tropelias como esta dos combustíveis? Eu ando desde que voto a ver se descubro...

Jorge Lima

Ka disse...

karo Jorge,
Também eu ando a tentar descobrir comno se faz... mas já tenho uma ideia do que não se deve fazer...

Não devemos ter a tal atitude demissionária. Devíamos ser capazes de, como sociedade civil que somos, ter um papel mais activo, mais interventivo do que temos.
Veja-se o caso de Espanha: quando não gostam de determinada política reclamam, que olha que não é só da oposição.Em França fazem o mesmo.

Claro que este tipo de postura dá trabalho...é chato no fim de um dia de trabalho sair de casa para uma manifestação... cá em Portugal é,além disso, socialmente incómodo..não fica bem... pois somos logo conotados de BE ou PCP.

Acho que o caminho é por aqui...embora esteja pessimista pois o nosso problema nã é estrutural mas sim cultural e portanto passarão décadas até que as pessoas mudem a sua forma de estar.

Rui Martins disse...

e ainda dizem que é o mercado a funcionar...
pois sim!
cartéis em roda livre, em todo o lado, é o que é. A começar pela ANF, esse monstro que entra pelas carteiras dentro todos os dias...

Ka disse...

Caro Rui,

Bemvindo ao blogdaka :)

Espero poder contar com a tua visita mais vezes :)