26/03/2007

Dia do Livro Português


Hoje é o dia do livro Português e pelo que percebi, este facto passa desapercebido na panorâmica nacional.

Era um bom dia para o Estado puxar pela cultura portuguesa..mas não.. continua entretido com o simplex...


Para mim ler um livro é um dos meus hobbies favoritos. Permite-me desligar-me da correria do dia-a-dia a que estamos sujeitos, apela á minha imaginação pois sou eu que construo o personagem mediante o que vou lendo. Num filme por exemplo, sou confrontada com a personagem já contruída aos olhos de outra pessoa que não eu.

Posso dizer-vos que tento não ver um filme antes de ler o livro para não ficar agarrada a imagens feitas pelos outros.


Quanto a escritores portugueses, prefiro sem dúvida os clássicos que se dava no ensino secundário tais como Eça de Queiroz, Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Miguel Torga, etc Em relação aos mais modernos tipo Margarida Rebelo pinto, não me identifico em absoluto..tem uma escrita vazia de conteúdo, de consumo rápido, é o correspondente ao fast-food em literatura portuguesa.

1 comentário:

Liliana F. Verde disse...

Olá! ;)

De facto, é interessante o que disseste sobre ler um livro e ver o filme sobre o mesmo. Ler permite, entre muitas outras coisas, desenvolver a imaginação. Para isso é necessário concentração e silêncio... o que, num filme, não é exigido na mesma proporção.

Boa Leitura, então!

E por falar no livro português. Amanhã vou ver o José Saramago à Universidade de Helsínquia... ;)