04/06/2007

Desertificação da baixa do Porto

Segundo li aqui o Historiador Helder Pacheco (autor de inúmeros livros sobre o Porto) afirmou, no Porto, que a grande ameaça às livrarias do centro do Porto não são as grandes superfícies livreiras tipo FNAC, mas sim a desertificação da Baixa.

E digo eu que não sou letrada na matéria: claro que a culpa não é das grandes superfícies, tal como em relação ao comércio tradicional a culpa não é dos hipermercados. A culpa é da inércia do comércio tradicional que afugenta as pessoas. Senão vejamos, eu trabalho numa empresa normal e tenho o vulgar horário de trabalho das 09h30 ás 18h00, com hora e meia de almoço. Se quiser ir á baixa do Porto, ao comércio tradicional terei de ir nas horas que tenho livres ou seja á hora do almoço,no fim do dia ou ao Sábado. E o que acontece? Está tudo fechado!! Algumas lojas ainda abrem no sábado de manhã...mas são uma minoria!
O caso das livrarias até é diferente pois muitas encontram-se abertas até mais tarde e ao sábado á tarde. Mas como tudo o resto está fechado é claro que as pessoas vão menos para a baixa e por consequência as livrarias têm menos clientes.
Há ainda outro factor a ter em conta: no Porto as actividades culturais são muito mal divulgadas. Se há tertúlias, apenas quem está no meio sabe dessa informação. Quem não está, não tem sequer oportunidade de ser curioso, pela simples falta de conhecimento da existência das mesmas...e são estes pormenores que fazem a diferença, acreditem!

3 comentários:

A.S. disse...

A desertificação da Baixa Portuense, tem apenas a ver com a incompetência dos responsáveis camarários, a começar pelo seu Presidente!... A falência do comércio, a ausência de um plano de actividades culturais diversificadas e de qualidade, a insegurança, a proliferação de mafias organizadas no tráfico de droga e prostituição... a tudo isto a Câmara Municipal assiste com a cumplicidade de quem aceita ver a sua cidade ser permanentemente afastada das grandes decisões politicas! Falo concretamente dos deputados eleitos pelo Porto que se deixaram vergar obedientes aos senhores da capital!!! Até um dia...


Agradeço-te este teu texto... um beijo!

Ka disse...

Caro a.s.,

De facto os responsáveis camarários têm grande parte da culpa...mas não toda pois cabe ao comércio tradicional fazer pela vida. O que eles fazem é exactamente o que o povo português faz em relação a tudo: queixa-se mas nada faz ou tenta fazer para alterar o rumo das coisas. Se não perguntemos o que foi feito da verba recebida aquando da alteração do PDM para a construção do Centro comercial. Até agora não vi nada feito com os mais de um milhão de contos que receberam...

Beijinho

Ka disse...

Luis,

O problema é a inércia habitual também das populações. Se fosse em Espanha por exemplo já teriam feio alguma coisa para pressionar os lojistas e a Câmara.

Beijinho