30/06/2007

Procura a maravilha.

Onde um beijo sabe
a barcos e bruma.

No brilho redondo
e jovem dos joelhos.

Na noite inclinada
de melancolia.

Procura.

Procura a maravilha.
(Eugénio de Andrade)

Para acompanhar a lua :)
Porque devemos sempre procurar a maravilha...eu já a encontrei :)

E para este fim-de-semana...

Inspirados por esta deliciosa lua cheia, digam qual a maior loucora já cometida quando se encontravam apaixonados. (coisas mencionáveis aqui, neste blog familiar...obviamente...lol)

Estão a ver? Não é complicado este desafio...é só pensarem no que já fizeram e contarem :)


Ps - E se quiserem contar alguma surpresa extraordinária que vos tenham feito, a gerência agradece :)))



Estarei ausente grande parte do fim-de-semana...vou ver a lua num local apropriado!

29/06/2007

A Lua Azul


O fenómeno raro da chamada "lua azul", situação em que a fase de lua cheia ocorre duas vezes no mesmo mês, vai mais uma vez brilhar no céu após três anos passados da última vez.

Apesar do nome, o fenómeno da "lua azul" não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apelido foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia. Neste mês de Junho, o primeiro ciclo da lua cheia pôde ser observado no dia 01 às 2h. O fenómeno da nossa "lua azul" vai ocorrer no final do mês de Junho dia 30 às 14h49.

Conta-se que a origem do apelido "lua azul" remonta do século XVI, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu acharam que ela era azul. Anos depois, discussões a este respeito concluíram que era um absurdo a lua ser azul, o que criou um novo significado para a expressão "lua azul": passou a significar "nunca". Com o novo sentido de ser algo muito raro, começou-se a dizer que a segunda lua cheia num mês era uma "lua azul".

A aparição da segunda lua cheia no mesmo mês é mesmo algo raro. A última ocorrência foi registrada em Julho de 2004; a próxima - após esta de Junho - será em Dezembro de 2009. O fenómeno nada mais é do que uma vulgar lua cheia no céu, mas é uma boa oportunidade para divulgar o gosto pela astronomia.

Apesar de o fenómeno já não ter relação com a coloração do satélite, conta-se que há registos na história de a lua realmente aparentar a cor azul. Em 1883, aquando da erupção explosiva do vulcão Krakatoa, na Indonésia, os gases e poeiras em expansão dispersaram-se pela atmosfera e fizeram com que a lua bem próxima do horizonte tivesse a aparência azulada. Isso foi visto em todo o mundo num período aproximado de um ano. Outro episódio semelhante ocorreu em 1951, quando um grande incêndio nas florestas do Oeste do Canadá lançou muitas partículas na atmosfera, criando o mesmo efeito semelhante ao do vulcão Krakatoa, mas visível apenas na América do Norte.
Fonte: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Por isso toca a olhar para aquela lua maravilhosa que vai aparecer no dia 30!! Ontem á noite já estava lindíssima!!!!!!!!!!!!!

28/06/2007

Porque há dias que nunca mais acabam e este é um deles...lol

Sócrates e a liberdade de expressão na Internet


Tirado daqui

Vejamos se me acontece alguma coisa por ter posto este excelente cartoon...

27/06/2007

Há dias assim

Eu Cantarei de Amor tão Docemente

Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns têrmos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.

Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.

Também, Senhora, do desprêzo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.

Porém, para cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa,
Aqui falta saber, engenho e arte.
(Luis de Camões)

Porque há dias em que acordo assim...com vontade de celebrar o amor :)

26/06/2007

O nosso SNS

Deixo-vos aqui um relato em 1ª pessoa acerca do que aconteceu á Liliana. É tão inacreditável que vos aconselho a ler atentamente e de preferência a fazer uma cópia do post dela. Acho que este governo está a atingir todos os limites e que não devemos ficar de braços cruzados.



"Há um tempo atrás fiz uma reclamação pela morosidade do atendimento de consultas pré- marcadas no meu posto de médico. Estive um mês e meio à espera de uma consulta!

O que aconteceu?

Telefonaram-me a averiguar a situação. Tudo muito bem: deram-me razão, etc., etc. Qual é o meu espanto quando recebo uma carta, dizendo que eu não apresentava "qualquer doença, tendo solicitado por rotina exames complementares para um colega de uma especialidade de consulta privada". Escreveram ainda que "A flexibilidade instituida ao nível de marcação de consulta e a ausência de doença, nesta situação particular, não parece poder comprometer a saúde dos cidadãos.". Esqueceram-se de que a minha doença (que dizem não ser doença!!!), é uma doença crónica. E se vou ao privado é porque o público não funciona! Fica-se anos à espera de uma consulta, já para não falar de intervenções cirúrgicas. Se esperasse pelos serviços estatais já eu estaria muito mal e já uma pessoa da minha família poderia ter morrido ou estar às portas da morte. Essa pessoa só por acaso, é a minha própria mãe... "

Para lerem tudo vai aqui e aproveitem para dar uma vista de olhos no blog pois vale a pena.


Fecho a porta


Não quero
conhecer mais a desilusão
de ver essa tua realidade

Fecho a porta
na esperança de alguma coisa
de bom recordar
de guardar o que ficou por sonhar

Não sou de amarguras
essas dou-as ao vento
a vida é um conjunto de aventuras
onde não há lugar para o lamento

Fecho a porta
ao que a vida não tem de bom
sabes...é demasiado curta
é demasiado preciosa e eu
apenas quero guardar
o que de bom aconteceu

Fechem as portas amigos
aproveitemos o momento
a vida acontece
e se perdemos tempo no lamento
o presente desaparece
Porque há ciclos que devemos fechar ...

7 Maravilhas da Blogosfera



Foi uma completa mas agradável surpresa para mim ter sido nomeada pelo Jorge do Vagabundices para as 7 maravilhas da blogosfera. Obrigada Jorge :)


Sem falsas modéstias espero sinceramente merecer tal nomeação e tudo farei para que continuar a merecer pela vossa parte, a vontade de me visitarem. Muito obrigada pelas vossas visitas e pelos vossos comentários :) (parece um discurso institucional...looool).


E agora acho que tenho de nomear 7 blogs antes de o meu computador entrar em curto circuito pela baba que me escorre..hehe. Aqui vão então:

Casa de Maio da Maria

Escolhi estes porque...sim! Porque fazem parte da minha ronda diária e pelas pessoas que os escrevem, porque têm uma forma de estar na vida que eu gosto (pelo menos do que conheço...hehe).
Mas atenção existem outros que também deveriam aqui estar mas só tenho 7 votos...desculpem.


Para saberem o regulamento devem ir a http://osentidodascoisas.blogspot.com/

Devem enviar as vossas nomeações por mail para 7.maravilhas.blogoesfera@gmail.com com o link do post que fizeram no vosso blog.

PS - Apesar de existirem sempre algumas desilusões, fico muito contente com as pessoas com quem me cruzo aqui, no reino da blogosfera

25/06/2007

Escreve-me

Imagem tirada da net
Escreve-me!
Ainda que seja só
Uma palavra, uma palavra apenas,
Suave como o teu nome e casta
Como um perfume casto daçucenas!
Escreve-me!Há
tanto,há tanto tempo
Que te não vejo, amor!Meu coração
Morreu já,e no mundo aos pobres mortos
Ninguém nega uma frase doração!
"Amo-te!"Cinco
letras pequeninas,
Folhas leves e tenras de boninas,
Um poema damor e felicidade!
Não queres mandar-me esta palavra apenas?
Olha, manda então...brandas...serenas...
Cinco pétalas roxas de saudade...

(Florbela Espanca)


Porque...nada como começar a semana acompanhada de Florbela Espanca :)


"O blogue com grelos premeia mulheres que, na sua escrita, para além de mostrarem uma preocupação pelo mundo à sua volta ainda conseguem dar um pouco de si, dos seus sentires e com isso tornar mais leve a vida dos outros. Mulheres, mães, profissionais que espalham a palavra de uma forma emotiva e cativante. Que nos falam da guerra mas também do amor.


Foi nomeada para o prémio "Blogue com Grelos"? Parabéns. Descarregue uma das imagens acima e faça as suas 5 nomeações. Não deixe de me informar, para citar as suas nomeações neste blog.

Eu, Marta F., autora da iniciativa, reservo-me o direito de nomear Blogues com Grelos, sempre que encontrar alguns. O prémio "Blogue com Grelos", destina-se a distinguir a escrita no feminino, em toda a net lusófona.

Não serão permitidas nomeações de blogues de escrita no masculino ou com participação masculina."

A amiga GI decidiu atribuir-me esta distinção, que desde já agradeço com um sorriso na cara :)))

As minhas atribuições são feitas essencialmente pela postura de vida que têm, com alegria, sem baixarem os braços, a lutarem por aquilo que acreditam, etc etc E agora aqui vão as minhas nomeadas:

Maria p.
Liliana
Graça Pimentel
Zita
MariaTouché

22/06/2007

E o desafio deste fim-de-semana é

Dizerem quais são para cada um de vocês os piores defeitos numa pessoa (basta 2). E quais as duas melhores qualidades que uma pessoa pode ter.

Não é um T.P.C. difícil e como sempre haverá respostas engraçadas concerteza.

Leve como uma pluma...

Nascido com o nome de "Frederick Austerlitz", fez sua primeira apresentação no palco aos cinco anos com a irmã Adele, que o acompanhava em revistas musicais nos anos 20, em Londres. Estreou no cinema em 1915, fazendo uma pequena ponta e em 1933 apareceu ao lado de Joan Crawford em Dancing lady. Nesse mesmo ano atuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Os dois formavam uma parceria impecável ("Ele dava classe a ela, ela dava sex-appeal a ele", explicou certa vez um diretor de estúdio). Hollywood tinha razão ao lhe conferir um Oscar especial em 1949, por sua contribuição à técnica dos musicais no cinema. Ginger Rogers, claro, foi quem lhe entregou o prêmio.

Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que morreu em 1954 com quem teve dois filhos, Fred e Ava. Ele deixou de ser dançarino em 1968 para passar a interpretar papéis dramáticos. Fora dos estúdios ele não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o entediavam. Grande fã de corrida de cavalos ele voltou a se casar em 1980 com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.

Nascido com o nome de "Frederick Austerlitz", fez sua primeira apresentação no palco aos cinco anos com a irmã Adele, que o acompanhava em revistas musicais nos anos 20, em Londres. Estreou no cinema em 1915, fazendo uma pequena ponta e em 1933 apareceu ao lado de Joan Crawford em Dancing lady. Nesse mesmo ano atuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Os dois formavam uma parceria impecável ("Ele dava classe a ela, ela dava sex-appeal a ele", explicou certa vez um diretor de estúdio). Hollywood tinha razão ao lhe conferir um Oscar especial em 1949, por sua contribuição à técnica dos musicais no cinema. Ginger Rogers, claro, foi quem lhe entregou o prêmio.

Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que morreu em 1954 com quem teve dois filhos, Fred e Ava. Ele deixou de ser dançarino em 1968 para passar a interpretar papéis dramáticos. Fora dos estúdios ele não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o entediavam. Grande fã de corrida de cavalos ele voltou a se casar em 1980 com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.

Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição. Astaire, por sua vez, exigia ser filmado de corpo inteiro. Para isso eram necessários longos ensaios - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia. Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção a dança, fosse ela banal ou repleta de tragicidade.Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Chagney chava de "o toque do vagabundo". Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se lendário.

Fred Astaire faz parte de minha infância, numa altura em que apenas tínhamos televisão a começar à tarde para a tele-escola (lembram-se???) e nas férias de natal era certinho podermos contar com uns filmes dos clássicos, nuitos deles com Fred Astaire. Apesar de ser conhecido pelas suas famosas cenas de sapateado deixo aqui noutro registo que mostra como cantava bem e dançava parecendo uma pluma...
Faz hoje 20 anos que morreu.


Fonte: http://www.wikipedia.org/

21/06/2007

Chamo-Te

Chamo-Te porque tudo está ainda no princípio
E suportar é o tempo mais comprido.

Peço-Te que venhas e me dês a liberdade,
Que um só dos teus olhares me purifique e acabe.

Há muitas coisas que eu quero ver.

Peço-Te que sejas o presente.
Peço-Te que inundes tudo.
E que o teu reino antes do tempo venha.
E se derrame sobre a Terra
Em primavera feroz precipitado.

(Sophia de Melo Breyner Andresen)

Porque...há alturas em que é bom saber que Ele existe

20/06/2007

É dele que vos falo hoje...

Ele não é alto para a idade mas é bem constituído. É moreno, cabelo curto, olhos castanhos com um formato amendoado que descai no canto...são lindos estes olhos...
Tem um sorriso de derreter, uma voz meiga, um olhar alegre.

Por mais que saiba que temos os dois coisas para fazer, de cada vez que nos separamos o coração fica pequenino ao sentir as saudades que de imediato começam...não sei se toda as pessoas que têm um amor assim sentem o mesmo, mas não posso evitá-lo acreditem!
E este sentimento fica reforçado de cada vez que nos reencontramos pois não se inibe de me fazer um daqueles sorrisos maravilhos e de me estender os braços, demonstrando também que sentiu falta e que quer urgentemente um abraço meu. Dá os abraços mais deliciosos que alguma vez recebi!
Tem os seus defeitos como todos nós... é muito teimoso e primeiro que desista de uma coisa mesmo que eu lhe demonstre que está errada... enfim feitios,também eu terei o meu.
Mas tem qualidades fantásticas. É muito atento a todos os pormenores, tem uma memória fantástica, é muito persistente, quando quer uma coisa...não desiste facilmente. Mas acima de tudo tem um bom fundo...consigo ver isso nos pequenos pormenores.

De quem vos falo? É simples, falo-vos do Luís Maria, o meu filho de 20 meses que esta semana conseguiu mais um feito incrível: já come sózinho :). Se vissem a cara de orgulho dele ao demonstrar esta última proeza....
Desculpem vou terminar antes que o meu teclado entre em curto-circuito pela baba que escorre ...

Como ele chega amanhã....

Recuemos no tempo cerca de 25 anos...
Quem não se lembra desta série dos anos 80? Ai que saudades...lol


ps - ia fazer um post sobre séries que não se esqucem mas "roubaram-me" a ideia ...hehe

19/06/2007

Porque ás vezes apetece pensar assim...hehe
Cliquem na imagem para a aumentar!!

18/06/2007


Era fim de tarde... a praia, cansada de todo o rebuliço, começava a espreguiçar-se...
As vozes das pessoas, os risos das crianças divertidas em mais um dia de verão, deram lugar ao som embalado do mar acalmado.
Cheguei, sentei-me na areia, fechei os olhos e respirei fundo, tentando absorver todos os odores que a praia me oferecia naquele momento. Deitei-me a aproveitar aquele sol que ainda teimava em fazer companhia a quem não desistira dele.
E de repente senti-te chegar, viste suavemente fazendo pouco barulho como se não quisesses incomodar-me.
Que bom é poder estar aqui contigo, a disfrutar da tua frescura, da meiguice com que brincas comigo...finges que foges mas lá voltas tu outra vez... e vais repetindo esta brincadeira sem te cansares, como se estivesses a provocar-me, a convidar-me para mergulhar em ti.
Querido amigo, sempre que me fôr possível voltarei aqui uma e outra vez, e brincaremos os dois, sem interferências, sem alaridos...só tu e eu pois estas cumplicidades não se vivem com mais ninguém.
Até amanhã querido mar.
PS - Nunca mais chega o bom tempo!!!!

17/06/2007

Porque Andreas Scholl tem das vozes mais bonitas que alguma vez ouvi

Bom domingo!

Porque domingo, 1º dia da semana é um dia que devemos começar com alegria

15/06/2007

E o T.P.C. para o fim-de-semana é:

...dizerem o que para cada um de vocês é o amor.

Digam lá que não é um bom TPC (Trabalho para casa, lembram-se dos tempos do liceu????). Vão ver que uma palavra tão simples tem uma definição tão difícil mas variada.

Bom exercício...hehe


"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção."

Saint-Exúpéry

Esquecimento

Esse de quem eu era e era meu,
Que foi um sonho e foi realidade,
Que me vestiu a alma de saudade,
Para sempre de mim desapareceu.

Tudo em meu redor então escureceu,
E foi longínqua toda a claridade!
Ceguei... tacteio sombras... que ansiedade!
Apalpo cinzas porque tudo ardeu!

Descem em mim poentes de Novembro...
A sombra dos meus olhos, a escurecer...
Veste de roxo e negro os crisantemos...

E desse que era meu já me não lembro...
Ah! a doce agonia de esquecer
A lembrar doidamente o que esquecemos!...
(Florbela Espanca)


Porque....sim

Ouçam...e apreciem

É uma das músicas mais deliciosas que conheço

Animem-se, está quase.....

14/06/2007

O SORRISO

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.
(Eugénio de Andrade)

Porque... sorrir é essencial á vida e é a melhor terapia que há :)

13/06/2007

O Santo que dá cabo deles


Cheguei à momentos à curiosa conclusão que tenho uma elevada taxa de visitantes que são de Lisboa... e nem precisei de ir ao sitemeter para ter tal imformação, apenas verifiquei a valente quebra de visitas na manhã de hoje.


Pois... eu aqui a trabalhar árduamente e toda a gente a dormir e a recuperar de uma noite de folia! Ainda por cima este ano aqui no norte não teremos direito a um feriadozito parecido pois o S. João é num domingo, não há mesmo direito!


Resta-me desejar-lhes um bom descanso.

Será feita de aves

será feita de aves a primeira sensação da manhã
ser-nos-ão concedidos o dom do voo e do sonho permanente
juntos descobriremos a fonte do nocturno bosque
e a sabedoria do estritamente necessário
despojar-nos-emos dos corpos
dos objectos acumulados na memória

do sonho e do ouro utópico chegará a metamorfose
o tempo será rigorosamente prolongado a cada
enxertia dos pomares
da mesma árvore derramar-se-ão frutos diferentes
quando os dias se tornarem mais nítidos

o regresso é demorado
avança manhã adiante
com o crescimento das mãos e da sagueza
( Al Berto - "Trabalhos do olhar")

Porque celebramos hoje 10 anos da sua morte

12/06/2007

Que é voar?
É só subir no ar,
levantar da terra o corpo,os pés?
Isso é que é voar?
Não.

Voar é libertar-me,
é parar no espaço inconsistente
é ser livre,leve,independente
é ter a alma separada de toda a existência
é não viver senão em não -vivência

E isso é voar?
Não.

Voar é humano
é transitório,momentâneo...

Aquele que voa tem de poisar em algum lugar:
isso é partir
e não voltar.

(Anne Hatherly)

Porque..hoje se pudesse pegava num par de asas e saía por aí a voar.

11/06/2007

No mínimo é imoral...

Como é sabido na campanha do referendo do aborto eu defendi o não. Defendi-o não por falsos moralismos mas sim porque sempre acreditei que esta nova lei não defende uma vida que já existe, não defende as mulheres e ao mesmo tempo incentiva uma sexualidade inconsciente. Estamos no século XXI e acredito que só engravida quem quer, salvo raras excepções. Esta actual lei é uma lei facilitista. Senão vejamos ao cúmulo a que chegámos: Segundo o público há quem queira já fazer um aborto porque "ia casar, estava a engordar e temia não caber no vestido". Concerteza estarão muitos de vocês a pensar que cada um deve agir em consciência, o que eu concordo na totalmente, no entanto esta lei permite que isto aconteça o que de facto é inqualificável.

Além disso toda uma série de medidas em torno desta lei tem vindo a ser tomada. São medidas que põe os direitos de uma mulher que quer abortar só porque sim, acima por exemplo de uma mulher que queira por exemplo ter um filho. Vejamos o exemplo: uma mulher que queira abortar pode fazê-lo no hospital que muito bem entender. Uma grávida não pode escolher o hospital que bem entender pois os hospitais só aceitarão grávidas da sua área de residência. Além disso se tiver o azar de ter o filho durante a noite, e viver em algumas zonas do país que não as principais cidades, não terá direito sequer a uma epidural, não há recursos para assegurar tal medida.

Num país onde temos um grave problema de baixa natalidade, este governo fecha hospitais, fecha escolas, obriga ao pagamento da saúde a menores de 12 anos e mais um sem fim de medidas, ao mesmo tempo que diz que quem quiser abortar, pode fazê-lo num estabelecimento de saúde autorizado (público ou privado portanto) onde bem entender, não tem de ter sequer uma consulta de aconselhamento e ainda por cima o Estado paga tudo!
O nosso país no seu pior mais uma vez...

Boa Semana!


Por agora não dá para mais nada ...masvolto mais logo e prometo retomar os meus habituais posts até porque há muita coisa para ser falada.

08/06/2007

Para além dos signos

Escrever agora é dispersar os reflexos,
abrir as portas de pedra e repousar no ar.
Ajoelhado junto de um barco ou de uma jarra,
um deus respira e é um puro vazio.
Para além dos signos e no início deles
um sorriso, um fulgor das coisas confiantes.
E nos muros e nos dedos, uma areia
que das nuvens descesse e na distância
a forma de um abraço amante, o sonho do outro.

(António Gedeão)

Porque me apeteceu...



07/06/2007


Dia 24 de Junho às 16 horas na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa vai-se realizar um Cãocerto com os pequenos violinos da Metropolitana. A entrada são 10€ e revertem a favor da União Zoofila que bem precisa para continuar o trabalho que tem feito ao longo destes anos.

06/06/2007

Vale a pena ver...muito giro!


O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração.

Antoine de Saint-Exupéry

05/06/2007

E por vezes

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes

encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos

E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes... ah por vezes
num segundo se envolam tantos anos

(David Mourão-Ferreira)

Porque por vezes...

Always Look on the Bright Side of Life

04/06/2007

Desertificação da baixa do Porto

Segundo li aqui o Historiador Helder Pacheco (autor de inúmeros livros sobre o Porto) afirmou, no Porto, que a grande ameaça às livrarias do centro do Porto não são as grandes superfícies livreiras tipo FNAC, mas sim a desertificação da Baixa.

E digo eu que não sou letrada na matéria: claro que a culpa não é das grandes superfícies, tal como em relação ao comércio tradicional a culpa não é dos hipermercados. A culpa é da inércia do comércio tradicional que afugenta as pessoas. Senão vejamos, eu trabalho numa empresa normal e tenho o vulgar horário de trabalho das 09h30 ás 18h00, com hora e meia de almoço. Se quiser ir á baixa do Porto, ao comércio tradicional terei de ir nas horas que tenho livres ou seja á hora do almoço,no fim do dia ou ao Sábado. E o que acontece? Está tudo fechado!! Algumas lojas ainda abrem no sábado de manhã...mas são uma minoria!
O caso das livrarias até é diferente pois muitas encontram-se abertas até mais tarde e ao sábado á tarde. Mas como tudo o resto está fechado é claro que as pessoas vão menos para a baixa e por consequência as livrarias têm menos clientes.
Há ainda outro factor a ter em conta: no Porto as actividades culturais são muito mal divulgadas. Se há tertúlias, apenas quem está no meio sabe dessa informação. Quem não está, não tem sequer oportunidade de ser curioso, pela simples falta de conhecimento da existência das mesmas...e são estes pormenores que fazem a diferença, acreditem!

Mais uma para a colecção...

Nos últimos dias, por expressa falta de tempo não tenho escrito sobre assuntos sérios. No entanto e porque este blog também existe para isso, não quero deixar passar em branco que:
após a liberalização do aborto, seguida da retirada da ilicitude, e agora, não satisfeito o governo equiparou um aborto feito só porque sim aos abortos feitos pela lei antiga, isto é equiparam os direitos e dão as mesmas regalias a uma mulher que abortou só porque sim, aos de uma mulher que abortou espontaneamente, ou por razões médicas. Portanto, segundo percebi agora além de pagarmos o aborto a pedido, ainda temos de pagar a 100% a sua baixa que vai de 14 a 30 dias.
Para quem não sabe esta baixa de 14 a 30 dias prevista na lei anterior devia-se ao facto de o aborto ser considerado uma medida violenta com repercurssões físicas e psicológicas, coisas que este governo negou existirem para defender a liberalização. Enfim... a pouca vergonha habitual!


Ha penetrado el sol por mi ventana,
todo lo ha iluminado alegremente.
Ladra un perro y un pájaro desgrana
armoniosos gorjeos a torrentes.

De espaldas en mi lecho siento un vago
deseo de adorar las lejanías,
de perderme en la bruma de los lagos
y cegarme en la luz de la alegría.

De irme cantando en el camino agreste
sintiendo la dulzura de las tardes,
y lleno el corazón de la celeste
llama de amor que en los caminos arde...

"El deseo de irse" - Pablo Neruda

Porque...em dias maravilhosos como este o verbo ir tem muita força!

01/06/2007

Saudade

Este fim-de-semana proponho-vos uma exercício diferente. Como sabem saudade é uma palavra portuguesa que não tem tradução literal noutros idiomas. Mesmo em português podemos encará-la de diferentes formas. O que vos proponho é que tentem descrever o que para cada um representa a palavra saudade.

Aposto que teremos revelações engraçadas acerca da forma como cada um encara o que para si representa saudade...



Apanhei uma valente laringite e estou oficialmente de "molho"! Desculpem mas de momento não consigo fazer nenhum post decente que mereça a vossa atenção. Logo que recupere ou me anime estarei de volta...