29/01/2007

E assim vão as coisas....

É realmente espantoso ver a parcialidade dos meios de comunicação social em relação a um tema tão importante como este.

Á muito que a comunicação social nos habituou a noticiários feitos á base do choque, do choradinho da peça a puxar ao sentimento mas que de notícia não tem nada.... atirando para um canto a devida informação que deveria ser o objectivo prioritário.

Sempre me irritei imenso a ver este tipo de telejornais, embora os visse pois lá no meio, se prestasse muita atenção, iria conseguir saber alguma coisa real do que se passa no país e no mundo.
Não quero com isto dizer que não me sinta solidária com as situações dramáticas ali apresentadas. Apenas acho que são apresentadas no local errado.

Porque é que falo nisto hoje? É simples, porque são precisamente estas peças que estão a ser usadas em campanha por quem defende o aborto livre até ás 10 semanas.
Aparentemente imparciais, os canais exploram diariamente casos de mulheres que recorreram ao aborto clandestino e morreram, ou de bebés deixados em caixotes do lixo, etc, etc
É realmente espantoso como fazem a colocação destas peças que surgem imediatamente a seguir a notícias referentes ao referendo.
Quem tem uma noção de Marketing sabe perfeitamente que se quisermos passar uma mensagem é importante deixarmos para último o que queremos transmitir. É precisamente isto que têm feito os canais televisivos. Veja-se o exemplo da TVI ontem á noite quando transmitiu 4 testemunhos, 2 do lado do "não" e dois do lado do "sim". Claro que os do lado do "sim" foram colocados em último, com uma música a puxar ao sentimento, principalmente o da mulher que morreu por ter feito um aborto clandestino.

Mesmo no frente-a-frente que opôs a Drª Odete Santos ao Dr. Gentil Martins, apesar de ter sido óbvia a falta de argumentos que a Drª Odete Santos apresentou, a ordem das intervenções finais foi mais uma vez a mesma, fala sempre por último o "sim" numa tentativa desesperada de ser essa a mensagem que deve ficar retida pelo telespectador.
Neste último caso, e apesar disso, a intervenção do Dr. Gentil Martins foi tão clara e assertiva quanto aos argumentos apresentados por todos os que defendemos o não á liberalização do aborto, que a Drª Odete santos ficou sem palavras para conseguir rebater.

E sabem porque é que isto aconteceu? Porque a razão tem muita força!
E a Vida também!!
E contra factos não há argumentos!

2 comentários:

joaquim disse...

Infelizmente a "imparcialidade" dos nopssos orgãos de comunicação social é mesmo assim!!!
Obrigado pela visita e claro que podes utilizar o que entenderes do "Que é a Verdade?".
Abraço

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e