30/01/2007

Vida ou Estilo de vida?

Tinha grande expectativa no programa Prós & Contras de ontem.

Do lado do sim todos se agarraram a intervenções em que a mulher era o sujeito principal. A mulher não podia ser criminalizada, a mulher não podia ir presa (não conheço nenhuma que o tenha sido.. mas enfim), a mulher tem direito á liberdade de opção...etc, etc, etc

Todas estas intervenções fortaleceram a minha convicção de defender a vida pois o desprezo com que foi tratado o interveniente mais importante deste referendo foi inqualificável, chegando mesmo (pelo menos para mim) á agressão quando, pelas palavras de Lídia Jorge falou "numa coisa humana"... E ainda me impressionou mais o seu ar enojado ao referir-se a uma vida que é o que verdadeiramente está em causa neste referendo.

Tivemos também a "namoradinha de Portugal" a bradar aos 7 ventos que tinha tido uma filha, muito desejada, que tinha nascido com todas as condições para ser feliz e que ela, Catarina Furtado, era contra o aborto e pela defesa da vida.
Francamente não consigo perceber como é que se é pela defesa da vida e se vota sim ao aborto livre até ás 10 semanas.

Não quererão dizer antes pela defesa de determinado estilo de vida? Parece-me que seria mais apropriado pois é disso mesmo que se trata quando se defende o aborto livre.
Aborta-se porque não é o momento!
Aborta-se porque está ali uma "coisa humana" (arggggg até me custa repetir isto, tal repulsa me causa esta adjectivação), aborta-se...porque sim!

Até a plateia do sim teve um comportamento no mínimo indelicado (para não ser mais agressiva na avaliação) reagindo com gargalhadas ao que não era para rir, interrompendo a seu bel-prazer os intervenientes que defendiam o NÃO... enfim tendo a mesma atitude de desrespeito que têm pela vida humana que consideram descartável.

Do lado do NÃO estavam intervenientes convictos do que diziam, apontando exemplos de trabalho realizado desde o último referendo, apontando especificamente o que não será resolvido (ou seja tudo) se o aborto for livre, falando com respeito pela vida que está em discussão.

Quem prestou atenção ao debate também se apercebeu da serenidade do Dr. Aguiar Branco pois sabia que o importante era esclarecer quem estava a ver o programa que, ao contrário do que nos querem fazer crer, o que está em causa é a aprovação de uma lei que permita o aborto livre até ás 10 semanas.
O Dr. Aguiar Branco sabe que estando esclarecida esta questão (que o sim tentou desesperadamente contrariar) as pessoas vão obviamente optar pela vida e não por um estilo de vida.

Fui-me deitar a acreditar que apesar da boa prosápia do Dr. Vital Moreira, apesar de tentarem puxar ao sentimento fácil falando do que não acontece (mulheres presas), as pessoas acreditam na vida e vão dizer claramente que:


Aborto Livre até ás 10 semanas NÃO!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom resumo do programa.
Também sou a favor do não, e como tal, o q mais me marcou neste Prós e Contras foi aquele jovem do lado do não a dizer q a mãe tinha problemas financeiros e a contradizer a Catarina Furtado. A cara q ela fez no final só demonstra a sua falta de carácter e nem foi capaz de responder!
Cumps