03/04/2007

Real ou virtual

Ao longo dos últimos meses tenho lido em vários blogues artigos sobre a blogosfera. Quase todas as pessoas que escrevem assumem como as suas amizades "virtuais" se tornaram tão importantes e por vezes até mais do que as amizades reais.

Aqui eu pergunto, amizades virtuais??? porquê virtuais? Para mim parece-me bastante real o facto de alguém visitar(aqui sim a visita é virtual) o meu blogue e deixar lá um comentário, que muitas vezes é só um olá.

Parece-me bastante real o riso que faço em frente do monitor quando estou a ler um artigo engraçado num blogue amigo, ou quando leio um comentário que me faz sentir bem.

Tenho a noção que são relações á distância...contruídas no peculiar ambiente da confidência feita ao computador...escondido atrás do seu teclado, sem ter de mostrar voz nem cara...aqui sim posso considerar que a imagem transmitida pode não ser totalmente real...mas ao mesmo tempo penso que as tais confissões são por vezes muito mais genuínas precisamente por as pessoas sentirem liberdade de dizerem o que sentem, pela protecção da distância física.

Mas estou cada vez mais convencida que nada de virtual...poderá ter sim alguma coisa de ilusório mas aí cabe a cada um ter a noção que as liberdades que a internet dá, comportam nelas limitações de realidade dado o ambiente específico em que se produzem.

No entanto não considero a minha atitude virtual quando tento animar um amigo ( sim podem fazer-se amigos na blogosfera), ou quando entro numa discussão sobre determinado tema bem real da sociedade.

E por último um pormenor que me parece bastante importante, muitas vezes é mais fácil desabafarmos com quem não conhecemos...

Se tivesse de qualificar a blogosfera, virtual era um dos últimos adjectivos que me ocorreria.

A todos os meus amigos da blogosfera espero continuar a contar com as vossas visitas virtuais e os vossos comentários reais

13 comentários:

Ka disse...

Luis,
Obrigado :)

Pascoa feliz? mas já estamos de partida para umas férias?

Se assim fôr umas óptimas férias:)
Beijinho

Gi disse...

Escrevi sobre isso num comentário ontem. Virtual sim mas não isentos de sentimentos. De risos de sorrisos de solidariedade. Até a falta se sente de alguém que se ausenta do nosso convívio, fazem parte do nosso quotidiano. Aprendemos a conhecê-los e a gostar deles, possivelmente até algumas embirrações de estimação. Afinal há um visor, mas atrás dele há gente...nós humanizamos estas criaturas !

Im beijinho, virtual mas sentido com o desejo das melhoras

Ka disse...

gi,
precisamente por não serem isentos de sentimentos é que acho que deixam de ser virtuais.

gostei da tua última frase! É bem verdadeira.

Beijinho e obrigado pelas melhoras,
amanhã já volto ao activo :)

Liliana F. Verde disse...

Olá, Ka!

Por acaso, um dia destes, pensei nesta questão a que, aqui, te referes. A tua perspectiva é a mesma que a minha, mas isso é porque és tu que escreves na "tua pessoa", sendo verdadeira, ou seja, quando escreves no teu "blog" não mentes, não fazes de conta que és outra pessoa. Também eu tento ser eu mesma. Mas já que falamos disto, já pensaste como o "blog" pode ser, não só um meio de divulgação do que somos e das nossas ideias(como o que eu faço no meu espaço "Cogito"), mas também se pode um dia virar contra nós? Afinal, o mundo inteiro pode ler-nos... E eu até faço questão de me identificar com o meu nome verdadeiro... Espero não arranjar problemas... Por enquanto, não me queixo, o "blog" permitiu-me conhecer pessoas muito interessantes (como tu!).

Uma boa Páscoa para ti e para os teus. Continuaremos a blogar,sem virtualismos... ;)

Ka disse...

Olá Liliana,

Tens razão...às vezes também penso se um dia não se poderá virar contra mim...mas espero que não...pois apenas são pensamentos meus...estados de alma...a quem vão interessar?

Além disso é como dizes é uma bela forma de conhecermos pessoas (agradeço e retribu-o o teu elogio)Interessantes!

boa páscoa para ti e para os teus!

4 de Abril de 2007 11:55

Gi disse...

Tão real, tão real que até fiquei com uma gripalhada em cima sem
quase saír de casa :O) será que é uma nova estirpe de vírus de computador? Hum... :O) ? É que se assim é já sei quem é a culpada :)

Boa Páscoa Ka, bom cá , lá e em toda a parte :O)

joaquim disse...

Olá Ka
Uma Santa e Feliz Páscoa para ti e todos os teus.
Abraço em Cristo

Anónimo disse...

blogosfera ou nao, acaba-sepor criar laços de amizade com as pessoas, mesmo que sejam apenas através do ecrâ. por vezes conhecem-se as pessoas e, melhor ou pior ainda, acabam por namorar e "casar", como aconteceu comigo. este mundo está perdido... lol

Jorge P. Guedes disse...

Dou-te razão em, pelo menos, 80% dos casos.

Mas haverá sempre uns 20% que não são verdadeiros no que dizem, minha amiga.
Eu, já a atirar para o velho, não me iludo. Mas a grande maioria são pessoas genuínas e pelas quais se pode ganhar amizade, sim. Porque não?

Um abraço.

Meg disse...

Por amigos comuns cá vim parar, e, que encontro? uma pessoa que pensa exactamente o mesmo que eu, falo das amizades ditas virtuais...
Assino o teu texto, se o permites.
Um abraço

Ka disse...

caditonuno,

Benvindo ao blogdaka
Obrigado pela visita!
Quanto ao casar,e u já sou casada mas fico contente por ti pois é sempre bom encontrarmos a nossa cara metade.

Ka disse...

Meg,

Benvinda ao Blogdaka!
Ainda bem que pensas como eu, fico contente pois quantos mais pensarmos desta forma melhor.. pode ser que todos juntos consigamos fazer a diferença.

quanto ao assinar, claro que sim!!
Um abraço, e fico á espera de mais visitas

Ka disse...

JPG,

Claro que há sempre quem não ande por aqui com boas intenções mas isso é como em tudo na vida, certo?

Um abraço