06/09/2007

Atropelos


A falta de civismo é um assunto que cada vez me irrita mais. Cada vez é mais insuportável ter de aturar pessoas que quase se atropelam para serem as primeiras a passar por uma porta, ou eu dar passagem a um carro e não haver um sinal de agradecimento, ou o contrário...ninguém dar passagem...ou parar numa passaderia...enfim acho que percebem do que falo.

Estes pequenos exemplos ilustram bem a nossa sociedade, onde as pessoas vivem sempre centradas no seu umbigo, com uma atitude mesquinha e tacanha, com uma atitude de falta de respeito pelas regras de sociedade.
Após umas férias num país onde a atitude é exactamente oposta, confesso que sinto uma enorme dificuldade em voltar a esta grotesca rotina...é deprimente ver as pessoas sempre com uma cara mal disposta, a não saberem ter uma atitude cortês, por mais pequena que ela seja. É difícil ficar parada e não explodir quando vejo as pessoas a não cumprirem o estipulado, apenas por proveito próprio.

Hoje tive um belo exemplo disso e não obstante a minha boa disposição matinal, tive de contar até 100 para não explodir de forma mais incorrecta.
Apanhei o metro de manhã para chegar ao escritório. No metro há uns lugares cujo banco levanta e nas costas dos mesmos podemos ler a seguinte inscrição "Por favor não utilizar em horas de ponta". Nestes 4 bancos (2 à direita e 2 à esquerda) iam todos ocupados por pessoas novas, frescas que nem umas alfaces, e sem a mínima necessidade peremptória de os usar.
Fiquei tão irritada que sabia que não tinha a capacidade de fazer uma chamada de atenção de forma correcta...assim que fiquei por um olhar fulminante, que foi totalmente ignorado.
Porque é que custa tanto ás pessoas serem cívicas?

18 comentários:

Anónimo disse...

Pois... Parece que ainda temos por cá muita coisa em estado selvagem para além do rio Sabor...

Xi da Porca

Morgenita disse...

E se tivesses dito alguma coisa ainda tinhas sido linchada em praça pública!

É o salve-se quem puder...e parece que só tem tendência a piorar!

Enfim... Bjocas e desejos que o dia traga coisas boas!

Maria P. disse...

Humm...isto hoje está mau por aqui! Uí!
Estou a brincar:)

Mas tens razão, isto está cada vez pior.

Beijoca*

Ka disse...

Porca,

É a população quase toda ...lol

Um xi da ka

Ka disse...

morgenita,

O dia trás sempre coisas boas, hoej foi só mais um episódio e já andava para falar deste assunto á muito tempo...

Beijocas

ps - Nem imagino a caloraça que vais apanhar amanhã...credo!

Ka disse...

mariaaaaaaa,

Mau, hoje??? nahhh
Apenas precisava de verbalizar a minha irritação....hehe

Mas como já disse à morgenita já andava há algum tempo para falar deste assunto

Beijoca e resto de bom dia para ti :))

Francis disse...

estás de tal maneira que te fartaste de erros....ahahahahah

acho que tens toda a razão.

Ka disse...

Francis?

Fartei-me de dar erros?
Reli o texto e só encontrei um mas agradeço que me digas se há mais para corrigir pois detesto dar erros...credo...lol

Mocho Falante disse...

sei lindamente do que falas, eu também perco as estribeiras quando vejo cenas de falta de civismo, mas o melhor mesmo é tomar a tua atitude para não perdermos a razão

beijocas

MariaTuché disse...

Vim deixar um beijo enorme, para compensar os que não deixei ultimamente.

Pouco tempo para net e sem net no trabalho, mas está quase :)

Beijosssssssssss

Ka disse...

Mochito,

Temos mesmo de manter esta atitude senão ficamos como eles...selvagens

Beijoca

Ka disse...

mariatuché,

Beijos aceites hehehe
Estou a ficar curiosa com esses teus novos projectos...lol
Espero que tudo corra pelo melhor!!!

Beijosssssssss

Maria P. disse...

Bom dia amiga!

Hoje mais um dia que apetece uma(s) do 18! :)

Beijoca*

Ka disse...

Maria,

Muito bom dia!!!

Então não apetece...e eu aqui afundada em trabalho..:(

Beijoca

MC disse...

Eram. quase de certeza, adeptos do fcp. Ou talvez do slb!
Eh! Eh! Eh!
É só para picar...

Ka disse...

Miguel,

Mas olha que tinham uma camisola do SCP...looool

Beijinho

Anónimo disse...

ka

você se mudou pro Brasil e não me avisou?

Descreve os brasileiros com tanta riqueza de detalhes que arrisco-me a perguntar: será que os brasileiros descendem dos portugueses?

heheheheehehe

p.s. a falta de civismo e de educação é quase globalizada hoje em dia. mudam-se os tempos, mudam-se os valores. solução? EDUCAÇÃO. EDUCAR OS EDUCADORES PARA ELES REEDUCAREM AS CRIANÇAS DESEDUCADAS POR SEUS PAIS MAL-EDUCADOS.

Entendeu o idioma brasileiro?

beijos

bru

Ka disse...

Bru,

Só você para me fazer rir!!!!

Já percebi que é geral de povos lusofonos então...

MAs realmente cansa viver assim e temos de ter uma atitude calma pois somos a excepção á regrae se reclamados muito ainda nos habilitamos a "levar no pelo"...hehe

Beijinho