22/10/2007

Dia Internacional das Bibliotecas escolares

Sabiam que hoje, a quarta segunda-feira de Outubro de cada ano se celebra o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares?


Pois é, evento que passa desapercebido a todos mas não deveria passar.
Os hábitos de leitura devem ser criados no ambiente familiar mas, na falta deste, as escolas também devem contribuir para que ler um livro seja quase uma necessidade!!

Os grandes problemas do nosso país são essencialmente originados por falta de cultura. A maior parte das pessoas confunde cultura com formação e na realidade são coisas que embora se complementem são completamente distintas. E uma das coisas básicas à cultura é a leitura. Não conheço ninguém que tenha cultura e não leia no entanto a maior parte das pessoas que a não tem, raramente lê. E a escola deve ser um veículo não só de educação escolar mas também cultural.

Estarão a pensar porque ando aqui à volta com estes conceitos mas é muito simples: cabe à sociedade exigir ao Estado, que promova tudo o que nos faça evoluir e neste caso específico é a existência de bibliotecas em todas as escolas e não em apenas algumas só para ficar bem na fotografia e aparece nos relatórios do ministério.

5 comentários:

Espaços abertos.. disse...

A leitura infelizmente cada vez mais em desuso pela sociedade em que vivemos,é necessário se mudar os hábitos com urgência e incurtir o bele prazer que é o da leitura.
Bjs Zita

Ka disse...

Zita,

Sem dúvida e daí que seja importnte chamarmos a atenção para ests assuntos.

Beijinho e boa semana

GP disse...

Deixaste-me envergonhada, ka. Nem de tal me lembrei. Deveria ter ido aos meus pequenotes ler, com eles, um pedacinho de qualquer coisa. Obrigada pela lembraça. Eles não perdem pela demora.
Como está tudo contigo e com os teus? Nunca mais vamos ao tal cafezinho... Marca tu. Já tenho saudades.

Beijinho

Ka disse...

Graça,

Eu envergonhar-te? looool nem penses :))

Comigo tudo sobre rodas depois de 3 semanas complicaditas com o rebento doente.

Quanto ao café foi mesmo por ficarmos em casa cm ele mas se estiver bom tempo falo contigo.

Beijinho

Liliana F. Verde disse...

Eu soube! Mas não fiz nenhum "post" (ando com falta de tempo para isso...). Vou deixar aqui um exemplo de como andamod muito, muito mal. A Biblioteca Municipal de Leiria não recebe nenhuma revista, jornal ou periódico em Língua Inglesa. Eis a cultura...

Beijinhos grandes

Espero que esteja tudo bem contigo.