29/10/2007

De pequenino se torce o pepino I

Nestes dois últimos fins de semana estive num workshop e num concerto para bebés na casa da música.
Cada vez me convenço mais que o papel dos pais é fundamental na criação de hábitos nas crianças, sejam eles bons ou maus. A maior parte dos adultos subestima claramente as crianças quando acha que estão alheadas, ou distraídas e não observam o que o adulto faz. Mas é precisamente o contrário que acontece.

No domingo dia 22 estava no tal workshop e o Luis que tinha dormido uma sesta mais pequena que o habitual, chegou lá meio rabugento. Quando entramos para a sala é regra todos descalçarem sapatos e as crianaças andarem um liberdade. Para ele isto foi a felicidade imediata e para nosso desespero, pois ele começou a explorar a sala toda e não prestou grande atenção ao que faziam as animadoras...pensei eu. No entanto a certa altura vai sentar-se ao lado de uma e repetiu a sequência que tinha estado a ser ensinada ao mesmo tempo que a animadora. No fim do workshop e em conversa com a animadora ela confirmou o que eu por vezes já tinha pensado: as crianças observam mesmo que pareçam distraídas.
Isto leva-me a pensar que temos realmente que ter consciência que elas embora possam estar a fazer uma qualquer outra actividade, têm a capacidade de nos observar sendo por isso a nossa atitude e os nosos hábitos fundamentais como exemplo para eles.

2 comentários:

Morgenita disse...

Tens toda a razão, são verdadeiras esponjinhas de informação. E é por isso que a história do "Bem prega Frei Tomás" nunca resulta...

Ka disse...

Morgenita,

É isso mesmo!!! Esponjinhas de informação...hehe



Beijoca