01/10/2007





La folia é uma das diferentes danças e canções de origem popular que se desenvolveram na península Ibérica nos finais da idade média.
É possível que esta dança estivesse presente no seu contexto original, bastante tempo antes de ser assimilada mais tarde pelo repostório polifónico cortesão, tanto vocal como instrumental, nos finais do séc XV e princípios do Sec XVI.
O Influente teórico Francisco Salinas confirma a origem portuguesa de La folia no seu tratado De Musica Libri septem, do ano 1577. Com efeito é citada em vários documentos portugueses do final do sec XV, entre outros nas obras do fundador do teatro renascentista de Portugal, Gil Vicente, nos quais está associada a vários personagens populares, habitualmente camponeses e pastores cantando e dançando energicamente . (...) Rui Vieira Nery

Jordi Savall nasceu em Igualada (Barcelona) em 1941. Unanimemente considerado um dos mais notáveis intérpretes actuais de Música Antiga, Jordi Savall está entre os mais dotados e multifacetados músicos da sua geração; instrumentista, director musical e criador de um inconfundível estilo, a sua actividade como intérprete em concertos, professor e investigador, tornam-no num dos principais arquitectos da actual corrente de reavaliação da Música Antiga. O papel decisivo que desempenhou no filme de Alain Corneau, Tous les Matins du Monde, que ganhou vários prémios Cesar, incluindo o de melhor banda sonora, provou que a Música Antiga não tem que ser forçosamente elitista, ou de interesse para apenas uma minoria, mas que pode atrair um público cada vez mais jovem e vasto. (Fundação Caloute Gulbenkian)

Eu já tive previlégio de o ouvir diversas vezes ao vivo com vários dos seus grupos e digo-vos que os concertos são inesquecíveis. Na passada semana ele foi entrevistado pela Ana Sousa Dias na RTP2.

Porque hoje é o dia mundial da música aconselho-vos a abrirem o espírito para conhecerem um bocadinho deste tipo de música. Eu só conheci à meia dúzia de anos e fiquei a gostar.

15 comentários:

Luís Galego disse...

o privilégio é de quem tem oportunidade de ler estes pequenos apontamentos....porque hoje de facto é o dia de um dos maiores acontecimentos, a música...sim, como a vida seria melhor se a tivessemos sempre presente. Dedico-te uma das minhas músicas...my funny valentine, porque não?

GP disse...

Muito bonito, ka. Não conhecia e adorei. Obrigada.

Beijinho

Ka disse...

Luís,

Seria melhor de certeza absoluta!! Eu sempre que posso ando com ela no ouvido :)

Muito, muito obrigada pela dedicatória...engraçado gosto muito dessa música pois faz-me lembrar uma pessoa que me é muito querida e que nem sempre pode estar por perto. Tens bom gosto :)

Beijinho e boa semana

Ka disse...

Graça,

Só à meia duzia de anos é que fiquei a conhecer e adorei. Foi num concerto ao vivo em que começou ás 09h30 e acabou já era quase uma da manhã pois o público pedia uma e mais uma e ele estava tão contente que no fim disse que há muito tempo não tinha um concerto assim.

Beijinho e boa semana

Unknown disse...

Obrigado, Ka!
Canta quem ama....
Beijo

Ka disse...

Daniel,

Nem sempre é assim mas quando isso acontece a música tem outra beleza!

Beijo e boa semana

Maria P. disse...

Bom dia! Bom dia!
Porque todos os dias acontece música a vida é um hino...ao amor!


Beijocas:)

Ka disse...

Bom dia Maria,

Que belo estado de espírito o teu :)

Beijoca

ps - ando por aí também...:)

Ka disse...

Luis,

Vale a pena conheceres. Eu aprendi a gostar...então qando ouvi ao vivo fiquei conquistada!!

Beijinho

Unknown disse...

Espero que o Luis esteja melhor. Ontem foi apresentado um relatório sobre a nossa saúde em comparação com os outros países da UE, claro que os resultados não foram bons para nós.

Em relação a música, hoje o que ouvi mais foi o som dos trovões, por isso é com agrado ouvir outras coisas.

marinheiroaguadoce a navegar

Ka disse...

Marco,

Está melhor obrigada :)
E também li sobre o dito relatório...enfim uma tristeza

Ainda bem que aliviei os teus ouvidos...hehe

Beijinho meu e do Luis

C Valente disse...

Coisa bonita de se aprender, obrigado
Volta sempre
saudações amigas

Unknown disse...

Obrigado por deixares que nós partilhemos um pouco das tuas descobertas e assim possamos partilhar tb.

Encantador!

Ka disse...

C Valente,

Gostaste? Ainda bem :))

Um beijinho e um excelnte dia!

Ka disse...

chahy,

Não tens de agradecer, gosto de partilhar estas coisas, principalmente as que elevam o esrírito de uma pessoa :)

B3eijinho e volta sempre!