03/10/2007

O Egoísmo


O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antónimo de altruísmo.

Egoísmo talvez seja o sentimento mais globalmente presente na sociedade do nosso mundo moderno. Mais do que um sentimento passou a ser uma forma de estar que é praticada desde o indivíduo até ao país. Vejamos a atitude egoísta dos EUA na questão de Kioto, vejamos o egoísmo do vizinho do lado que estaciona o carro no meio de dois lugares sem sequer se preocupar que poderiam ali estacionar dois carros.

É certo que temos de conviver com o egoísmo diáriamente. Mas devemos saber apartamo-nos dessa forma de estar, pelo menos eu penso assim, mesmo que por causa disso seja considerada uma ave rara. Claro que também tenho os meus egoísmos, como todos temos. Mas tento acima de tudo não me limitar a não fazer aquilo que não gostaria que me fizessem a mim, e pensar o contrário, fazer aos outros aquilo que gostaria que me fizessem.

Parece confuso mas não é. O primeiro caso restringe-se á anulação de determinada atitude, o segundo vai um bocado mais além pois leva-nos a ter uma atitude interventiva.

No amor por exemplo lembro-me de uma frase do meu pai quando lhe disse que ia casar. Disse-me que amar a outra pessoa é saber fazer um sacrífício pelo outro e ter prazer nisso ao pensar na satisfação que irá causar. Simples o conceito mas de aplicação complicada numa sociedade voltada para o seu umbigo.

Já repararam que nos é, por exemplo, muito mais fácil dar uma ajuda monetária do que dar o nosso tempo como forma de ajuda?

É um acto quase heróico teimarmos em não sermos egoístas, mas eu ainda vou tentando (muitas vezes não consigo mesmo...lol).

Estarão a perguntar-se qual a razão destas palavras...é simples li à momentos a seguinte frase que no dia de hoje fez para mim muito sentido:

"Diz-se que o egoísmo não sabe amar, mas também não sabe deixar-se amar."
(Astolphe de Custine)

3 comentários:

Maria P. disse...

É mais díficil deixar-se amar...ou não?!...

Boa noite e beijoca*

Ka disse...

maria,

será?...

Beijoca e bom dia :)

Ka disse...

Luis,

Não tem preço, dou-te toda a razão!! Mas não concordo quando dizes que não é nosso pois quando dispões do tempo que tinhas para ti e o dedicas aos outros, estás a dar o teu tempo...mesmo que tenhas um retorno em termos afectivos ou anímicos.

Beijinho