29/10/2007

De pequenino se torce o pepino II

Ainda sobre o papel que nós pais temos na educação e a propósito de uma conferência que decorre hoje na Casa da Música sobre "o papel e o espaço da arte no sistema educativo" tenho verificado que de facto os nossos exemplos nos hábitos mais simples são a melhor forma de passarmos a mensagem que queremos.
Desde sempre temos por hábito lá em casa ler e ouvir música e é curioso ver que isso se tornou num hábito também para o Luís pois é ele mesmo a pedir música, seja ela qual fôr. Quanto aos livros gosta de andar com eles de um lado para o outro e sentar-se a folheá-los para ver as imagens. Dá-nos um e fica com outro (claro que falo daqueles pequeninos só com imagens e apropriados para crianças de 2 anos), ficando entretido durante bastante tempo. E claro que brinca com todos os outros brinquedos próprios da sua idade!!!
Não tenho nenhuma intenção em transformar o meu filho em nada que ele não queira ser mas acredito que hábitos destes incutidos desde que são muito pequenos, tornam-se em coisas naturais não havendo mais tarde a dificuldade em incutir gosto pela música ou hábitos de leitura.
Considero que na educação a arte deve ter um papel importante na educação, embora aqui me sinta uma completa leiga, pois só assim se combaterá o grave problema cultural que temos. e gostaria de saber que na escola ele teria um reforço destes conhecimentos.

2 comentários:

Gi disse...

Podes estar coberta de razão e cheia de boas intenções. pela minha experi~encia digo-te que não. Venho de uma família com poucos hábitos de leitura e sou uma devoradora de livros. Leio cerca de 3 por semana e ás vezes dois ao mesmo tempo. os meus filhos viveram rodeados de livros , li-lhes histórias, em garotos tiveram acesso a tudo o que era para a idade deles para além da minha biblioteca que já tem um bom mlhar de livros. Ela, só incentivada pelomarido vai lendo, ele que lia todos os dias (só livros de ficção científica em inglês desde miúdo) quando pega num livro eu deito foguetes ! Como vês tudo é relativo. Claroq ue a aproximação aos livros ajuda. mas não é tudo ... depende deles e dos gostos que desenvolvem

beijinhos

Ka disse...

Gi,

Claro que também há gostos mas olha que também a excepção faz a regra e elos exemplos que vejo a excepção é mais para os teus lados..hehe

Beijoca e noite feliz