29/10/2007

De pequenino se torce o pepino III

Acabo de ler aqui que segundo o Eurostat Os portugueses são dos europeus que menos participam em actividades culturais, tendo apenas metade lido um livro no último ano e um quarto visitado um museu ou galeria. Este estudo foi nos 27 países sendo que nós ficamos em último!!!

É por isso que acredito que de pequenino se torce o pepino!!!

14 comentários:

Cristina disse...

é isso, depende da educação e da formação que se tem..e das oportunidades claro.
bjos

patologista disse...

Nem tudo é mau. Fui no sábado ver a expo do Julio Resende e estava cheio de gente. Deu gosto ver.
Mas para chegar a toda a população é mais dificil. Temos televisões que promovem a mediocridade, escolas com falta de condições para os professores trabalharem. vai demorar ainda muitos anos.

Maria P. disse...

Claro que de pequenino se torce o pepino!
Tal como é um trabalho conjunto entre pais/escola a educação da criança, hoje em dia ainda se comete um erro de culpar a escola pelos graves problemas que acompanham crianças e jovens.

Beijoca e boa noite*

Gi disse...

Se as oportunidades fossem iguais para todos ... agora quando penso que há gente que se vê grega para comprar livros da escola para os filhos ... começo a pensar onde fica a verba para se investir noutras leituras. É de pequeninos mas infelizmente só para alguns pequeninos .

beijinhos

Ka disse...

Cristina,

Claro que também é das oportunidades mas se não as há em casa deveria ser a escola a dá-las. Mas nunca os pais devem pôr as culpas na escola pois os principais formadores e educadores são eles!

Beijinho

Ka disse...

Patologista,

Boa novidade me dás!!
Quanto à mediocridade é um ciclo vicioso, as televisões dão o que as pessoas procuram e as pessoas procuram aquilo que conhecem...é por isso que a educação é fundamental!!

Beijinho

Ka disse...

Maria,

É isso mesmo!!!

Baijoca e uma boa noite

Ka disse...

Gi,

Claro que há dificuldades mas sou forçada a discordar pois há bibliotecas publicas por exemplo.

Além disso já reparaste que para roupas de marca e para comida nunca falta dinheiro? É ver os restaurantes todos cheios e aí ninguém se queixa.

Sabes o que acho que é uma questão de prioridades, as pessoas estão habituadas ao consumismo...


Beijinho e noite feliz

carteiro disse...

E é uma pena!
Nem grade parte das actividades culturais gratuitas são frequentadas. Desde a fraca divulgação à enorme falta de interesse espelhado. É uma pena, mesmo..

PostScriptum disse...

Caso para dizer que a "ocidente nada de novo!".
Beijo

Ka disse...

Carteiro,

Bons olhos te leiam por aqui!

E tens razão em relação ao que dizes pois a à excepção de Lisboa e da Casa da música no Porto, tudo o resto é muito mal divulgado e é uma pena pois há uma data de actividades que são de acesso livre.

Beijinho

Ka disse...

Postscriptum,

Mas é uma pena não é?

Beijinho

mjf disse...

Olá ka!
Também acho que é uma questão de prioridades...a vida está dificil, é um facto e pode haver famílias com problemas graves, mas dinheiro para comprar aos miudos telemoveis´, ipods, consolas, isso não pode faltar, mas comprar livros, levá-los a museus, concertos isso ainda não entrou nos habitos dos pais ( talvez porque só podemos ensinar o que praticamos)
Sei lá...
Beijos

Ka disse...

MFJ,

Acabaste de dizer exactamente o que penso :)
Acrescento apenas mais um pormenor: mesmo com ouco dinheiro há actividades culturais que se podem fazer, é apenas uma questão de vontade.

Beijinho e bom feriado

ps - Quanto aos concertos não sabem o que perdem pois são muito giros