19/10/2007

A Estrela

Eis-me

Tendo-me despido de todos os meus mantos
Tendo-me separado de adivinhos mágicos e deuses
Para ficar sozinha ante o silêncio
Ante o silêncio e o esplendor da tua face

Mas tu és de todos os ausentes o ausente
Nem o teu ombro me apoia nem a tua mão me toca
O meu coração desce a escada do tempo em que não moras
E o teu encontro
São planícies de silêncio

Escura é a noite
Escura e transparente
Mas o teu rosto está para além do tempo opaco
E eu não habito os jardins do teu silêncio
Porque tu és de todos os ausentes o ausente
(Sophia de Mello-Breyner) Livro Sexto

Porque nada como acabar a semana com Sophia... :)

12 comentários:

Unknown disse...

Pois... mas as perspectivas para o fim-de-semana... com um poema destes... não são nada... mas mesmo nada... agradáveis!
Pelo menos que o céu esteja azul...
Beijo.

Jasmim disse...

Apoesia é assim, diz com uma intensidade tal o que sentimos que nos pasma.
Obrigada pela visita e quanto ao poema de Carlos Drummond de Andrade.
Ofereço-to
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.
Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Ka disse...

Daniel

Nem tudo o que parece ...é!


Perspectivas para o fim-de-semana? São boas...e cm o céu azul e tudo :))

beijo

Ka disse...

Jasmim,

É verdade :)
Os poetas têm a capacidades de dizer o que muitas vezes nós também sentimos mas não conseguimos traduzir por palavras.

Embora também goste de poesia mesmo que não transmita o meu estado de espírito.

Beijinho e bom fim-de-semana

ps - Muito obrigada pelo poema, gostei :)

Alexandre disse...

A ausência presente... eu acho que ao lembrarmos de alguém ausente, esse ausente já está presente!!! Será?

Muitos beijinhos!!!

A. Jorge disse...

Regressar e entrar no fim-de-semana com a Sophia, não podia ter sido melhor.

Abraço

Jorge

http://vagabundices.wordpress.com/

Maria disse...

É bom ler Sophia no fim de semana....

Beijo

Ka disse...

Alexandre,

Ao lembrarmos está presente...na nossa memória, mas está ausente :)

Beijinhos e um excelente fim-de-semana!

Ka disse...

Jorge,

Ainda bem que foi do teu agrado.
Ponho aqui coisas de que gosto mas se quem me lê gostar, ainda melhor!!!

Beijinho e bom fim-de-semana

Ka disse...

maria,

Vou mais longe...é sempre bom ler Sophia, sejam poemas alegres ou tristes...

Beijo

Gi disse...

terminaste em beleza


Beijo

Ka disse...

Minha querida,

Desculpa só agora vi o teu comentário!

Beijinho e uma excelente semana