Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Iniciou sua atividade artística como ilustrador em semanários infantis e na imprensa diária. Na década de 1940, as passagens por Madrid, onde tem contacto com as obras de Goya, e posteriormente por Paris irão influenciar a sua obra de estilo expressionista. Marcado também pelo cubismo de Picasso, os seus quadros apresentam uma pintura dinâmica, geométrica, que caminha progressivamente para a abstração. Destaca-se também o caráter social de muitos de seus quadros, nos quais situações do cotidiano popular são retratadas de forma geométrica e por vezes quase abstrata, como se pode observar nas pinturas do Alentejo realizadas entre 1950 e 1951 (Regresso do Trabalho e Guardador de Cavalos, entre outras). A mudança do Alentejo para o Porto irá produzir telas com uma pincelada mais solta e leve, mas nas quais a temática do trabalho e a vertente social mantêm-se como aspecto dominante.
Para terem uma melhor ideia da sua obra aconselho-vos a visitar a Fundação Júlio Resende
Uma vez que não tenho conhecimentos suficientes para fazer um post mais completo, fica aqui uma pequena homenagem a um dos grandes Mestres da Pintura Portuguesa!
10 comentários:
Vi a notícia hoje à hora de almoço. Parecia com vontade de continuar a criar coisas bonitas por muito tempo. E ainda bem - digo-o de uma forma egoísta porque gosto de bastantes das coisas que tem feito.
Sabes que apesar de ser uma leiga no que a pintura diz respeito, o traço de Júlio Resende é inconfundível para mim. Ainda por cima hoje ao ver o site da fundação descobri uma coisa curiosa. Aurora Jardim (melhor amiga da minha avó materna e avó de um primo direito meu, portanto como se fosse minha avó também), figura conhecida nos meios literários e jornalísticos do Porto, intercedera junto do pintor Alberto Silva que dirigia, então, a Academia Silva Porto, para que ele fosse frequentar as lições de pintura aí ministradas.
Ao ler isto lembrei-me da casa dela e de ver lá quadros que ele lhe tinha oferecido:)
Beijinho
Foi bom lembrares!
Parabéns ao mestre!
Abraço
Jorge
http://vagabundices.wordpress.com/
a.jorge,
Pois fiz...reparei que ninguém se lembrou aqui na blogosfera.
Pena que seja só eu que ainda por cima não posso fazer uma homenagem maior por falta de "bagagem" no que a pintura diz respeito
Beijinho
Associo-me aos parabéns ao Mestre Júlio Resende. Que era professor na ESBAP nos tempos em que por lá andei [72/78]. Ele continuou a ensinar, suponho que até se aposentar.
Foi bom recordá-lo. Lembro-me de ser ele um homem extraordinário. Como pessoa, como artista e como mestre.
Um Xi Grande
Porca,
Que sorte a tua teres tido um Mestre assim!!!
E confirmas aquilo que suspeitava...um homem extraordinário
Um xi da ka (Azul claro, vamos lá ver se nos corre bem hoje)
Uma homenagem tão merecida querida Ka!
E como ele merece.
Não tem o destaque todo que devia, talvez por morar no Porto e não "aparecer" muito, mas é um grande Mestre.
Luis,
É merecida, não é?
tenho pena de não poder fazer um post mais completo mas pela minha ignorância teria de pesquisar mais e ando sem tempo para tal.
Beijinho
ps - É sempre bom ver-te por aqui :)
Patologista,
Benvindo ao BDK!!
Não sei se será por morar no Porto ou por falta de cultura nacional mesmo mas que ele merecia, isso é verdade!
Volta sempre
Enviar um comentário