Patrick O'Brien nasceu na irlanda em 1914 tendo posteriormente residido até à sua morte no sul de frança.
Escritor com uma brilhante imaginação e vigoroso estilo narrativo, sendo um dos mais destacados autores britânicos dentro de género do romance histórico e a sua literatura naval é considerada a melhor alguma vez produzida sobre o período das guerras napoleónicas.
Este romance histórico que deu origem ao filme trata das aventuras protagonizadas pelo Comandante Jack Aubrey y pelo Dr. Stephen Maturin, médico, filósofo e espião durante as guerras napoleónicas. Mas no universo de O'Brien há muito mais do que aventuras marítimas. Há música, amor, amizade, solidariedade, contrariedades e um conjunto de personagens inesquecíveis.
Embora em Portugal sejam conhecidos apenas 3 livros, nos restantes países, nomeadeamente em Espanha esta colecção ultrapassa os 20 volumes. Garanto-vos que passada a habituação do primeiro livro, torna-se quase um vício acompanhar estas aventuras, motivo pelo qual tive de recorrer a nuestros hermanos. A tradução Portuguesa é de boa qualidade embora peque pela falta do diccionário nautico existente por exemplo nas edições espanhola e inglesa.
Este é o típico livro para ler no outono e início do inverno, numa esplanada sem gente, acompanhado de mar bravo, ou então em casa acompanhada por música clássica animada como é o caso de Bocherini.
Fiquei agradavelmente surpreendida com o filme realizado pois embora a história esteja muito simplificada, há pormenores que se mantêm fiéis à escrita tal como a presença e importância que a música clássica têm, pois nos romances origina conversas e episódios memoráveis entre os dois protagonistas. Existe nomeadamente uma edição de dois discos que apresentam algumas das peças preferidas nas suas obras com o título "Musical Evenings With the Captain", da ESS.A.Y .
Fica a sugestão...experimentem que vão gostar
8 comentários:
Para além de tudo o que dizes o actor também não é de deitar fora :).
Um beijinho, resto de bom Domingo.
(esta música delicia-me)
O filme é muito bom. Do livro nada posso comentar.
marinheiroaguadoce a navegar
Fica desafio...Obrigada!
Boa noite, boa semana!
Beijoca*
Obrigada pela sugestão, fiquei curioso! Também falo de cinema no meu post de hoje e ainda por cima com uma crítica feita por uma pessoa do Porto - a Marta de A Minha Página.
Muitos beijinhos!!!
Gi,
Pois não é não! ;)
A música de Boccherini é uma delícia, não é?
Beijinho e uma noite feliz
marco,
Experimenta ler um que é bastante superior ao filme. Acho que vais gostar!!
Beijinho e umas excelentes férias
maria,
Aceita pois vias ficar surpreendida!!
Beijoca e boa semana!
Alexandre,
Já lá passei mas o rebento interrompeu a minha incursão...hehe volto lá mais logo ou de manhã cedo.
Beijoca
Enviar um comentário