29/05/2007

Sobre Um Poema

Um poema cresce inseguramente
na confusão da carne,
sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.
Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
as sementes à beira do vento,
– a hora teatral da posse.
E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
a miséria dos minutos,
a força sustida das coisas,
a redonda e livre harmonia do mundo.
– Em baixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
– E o poema faz-se contra o tempo e a carne.
(Herberto Helder)
Porque um poema é como amor...

15 comentários:

ivamarle disse...

...um poema também é feito de "passos em volta"...adoro o Herberto, só não tenho a compilação de toda a poesia, porque a carteira não o permite, nem mesmo com os descontos da Feira do Livro; só tenho o Photomaton & Vox que não é dos meus preferidos...

obrigada pelas tuas palavras lá no meu sítio; como sabes elas não saram as feridas, mas apaziguam muito as dores...beijinhos e obrigada ;-)

Ka disse...

ivamarle,

É bom ver-te por aqui! Já te dei as boas vndas no outro post mas fico contente por te saber já a visitar outras casas...agora só o tempo ajudará :)

Beijinho

A. Jorge disse...

Excelente escolha! Herberto Helder é único!

Abraço

Jorge

http://vagabundices.wordpress.com/

Ka disse...

Jorge,

Bons olhos te leiam :)

Ando numa descoberta de poesia e Herberto Helder surpreendeu-me pela positiva, tem coisas lindíssimas!

Beijinho

Maria P. disse...

E porque a poesia não é para ler, é para sentir.Gostei.


Beijoca*

Luís Galego disse...

E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,


definição perfeita para este blog...

Ka disse...

Maria,

É isso mesmo :)

Beijinho

Ka disse...

Luis,

Obrigada, simpatia tua...
Beijinho

Ka disse...

Luis,

Ainda bem que gostaste. É bonito não é?

Beijinho

Unknown disse...

Um poema é como o amor, faz-se de tempo e de carne, de paciência e ternura....

beijinho

Ka disse...

Bonnie,

Benvinda ao Bdk!

Bonitas palavras as que escreves... e verdadeiras...muito verdadeiras.

Beijinho e volta sempre

Ka disse...

Luis,

Já lá fui e vi a provocação... estou tramada com vocês os dois!!!!

Beijinho

Helder Robalo disse...

Eu bem digo, vocês ainda se pegam os dois e vão acabar a dizer que a culpa é minha loooool
Beijinho Ka
Abraços Luís

Ka disse...

Helder,

A culpa é tua!!! loool

Helder Robalo disse...

Claro, só podia :)