24/05/2007

Pare, Escute e Olhe!




Numa experiência inédita, Joshua Bell, um dos mais famosos violinistas do Mundo, tocou incógnito durante 45 minutos, numa estação de metro de Washington, de manhã, em hora de ponta, despertando pouca ou nenhuma atenção.

A iniciativa foi do jornal "Washington Post", com a ideia de lançar um debate sobre arte, beleza e contextos. Ninguém reparou também que o violinista tocava com um Stradivarius de 1713 - que vale 3,5 milhões de dólares! Três dias antes, Bell tinha tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam 100 dólares.

Ali na estação de metro foi ostensivamente ignorado pela maioria, à excepção das crianças, que, inevitavelmente paravam para escutar Bell... Segundo o jornal, isto é um sinal de que todos nascemos com poesia e esta é depois, lentamente, sufocada dentro de todos nós.

"Foi estranho ser ignorado" Bell, que é uma espécie de 'sex symbol' da clássica, vestido de jeans, t-shirt e boné de basebol, interpretou "Chaconne", de Bach, que é, na sua opinião, "uma das maiores peças musicais de sempre, mas também um dos grandes sucessos da história". Executou ainda "Ave Maria", de Schubert, e "Estrellita", de Manuel Ponce - mas a indiferença foi quase total. Esse facto, aparentemente, não impressionou os utentes do metro.

"Foi uma sensação muito estranha ver que as pessoas me ignoravam", disse Bell, habituado ao aplauso. "Num concerto, fico irritado se alguém tosse ou se um telemóvel toca. Mas no metro as minhas expectativas diminuíram. Fiquei agradecido pelo mínimo reconhecimento, mesmo um simples olhar", acrescentou. O sucedido motiva o debate foi este um caso de "pérolas a porcos"? É a beleza um facto objectivo que se pode medir ou tão-só uma opinião? Mark Leitahuse, director da Galeria Nacional de Arte, não sesurpreende: "A arte tem de estar em contexto". E dá um exemplo: "Se tirarmos uma pintura famosa de um museu e a colocarmos num restaurante, ninguém a notará".Para outros, como o escritor John Lane, a experiência indica a "perda da capacidade de se apreciar a beleza". O escritor disse ao "Washington Post" que isto não significa que "as pessoas não tenham a capacidade de compreender a beleza, mas sim que ela deixou de ser relevante".

Foi tirado daqui

É realmente uma tristeza ver que nos deixamos "endurecer" e deixamos de ter a capacidade e apreciar a beleza nas suas difeerentes formas

16 comentários:

LB disse...

Ora aqui está um excelente post e exemplo.
Muitas vezes não interessa o que se é ou/como se faz, mas sim onde se está... ou a intensidade das luzes...

Beijinho

KA disse...

Luis,

É verdade por um lado, mas é uma tristeza que tanta beleza passe desapercebida!

Beijinho

Rui Martins disse...

e o que dá ver tanta televisão...
e por mim falo!

KA disse...

Rui,

Não é so televisão... é mesmo a correria do dia-a-dia. Achamos todos que evoluímos mas depois nestas coisas vê-se por onde andamos...

Gi disse...

Perdemos a capacidade de olhar à volta. Eu´páro , ainda conservo muito da criança que fui mas compreendo que em hora de ponta todos corram para o emprego para chegarem a horas.
Já comentei 2 vezes mais ou menos há um mês este artigo em 2 blogues que visito. Não deixade ser interessante.

Um beijinho ka

Cometa 2000 disse...

enfim, estou-me a ver a passar e a não parar.

t.p.c. -tenho de estar mais atento!!!!

KA disse...

gi,
Eu ainda paro sabes? no outro dia parei em plena baixa do Porto para deixar passar um melro (imagina no meio do transito) que ia a atravessar a rua...lol. Nem imaginas como me buzinaram e fui insultada!

Beijinho

KA disse...

Cometa2000,,

Bom t.p.c.!!!
Agora fizeste-me rir pois lembrei-me dos meus tempos de escola..hehe

Beijinho

Maria P. disse...

Que vida a nossa! São momentos destes que nos fazem pensar.

Beijoca*

KA disse...

Maria,

Fazem não fazem?

Beijinho

Entre linhas disse...

È verdade vamos endurecendo e deixámos o que existe de mais belo para trás,e por vezes torna-se tarde dmais para recuperar.
Bom fim de semana
Bjs Zita

KA disse...

Zita,

Bons olhos te leiam :)

Pois é, temos mesmo de fazer um esforço para que isso não aconteça...os primeiros a perder seremos nós!

Beijinhos

GP disse...

Espantoso, Ka!
Beijinho

KA disse...

Graça,

É não é?
Levanos a pensar que devemos estar mais atentos aos pormenores...

beijinho

/me disse...

Fantástico post...

KA disse...

/me,

Ainda bem que gostaste !
Bons olhos te leiam por aqui :)

Beijinho