09/05/2007

Eu bem tentei...

Mas não resisti a fazer mais uma das minhas reclamações.
Vi ontem mais um programa do António Barreto na Rtp1. Desta vez falava-se sobre Portugal no contexto europeu.. . Portugal país europeu.

No decorrer do programa António Barreto foi dando uma imagem bastante lúcida sobre o nosso país (como o fez aliás em todos os programas desta série) e a certa altura falou de temas fulcrais tais como a saúde e a educação.

Pelo que nos deu a conhecer, no caso da saúde estima-se um desperdício de 25% do orçamento! Não..não me enganei...é mesmo um quarto do orçamento que é totalmente desperdiçado.
Apareceu então um médico de um hospital onde a cirugia (penso que é a unidade de cirugia) tem uma gestão autónoma.. com a respectiva responsabilização. (um pormenor importante, eu reconheci a cara deste médico por ter aparecido á uns meses atrás numa repsotagem onde assumia que encarava a medicina como uma missão e que por isso não exercia privada mas apenas pública)
Dizia este médico que a sua unidade não tem listas de espera e até dá lucro! Ora aqui está um exemplo de como se pode fazer bem e barato.
Deram também o exemplo de um centro de saúde com gestão autónoma que funcionava bem. Os médicos de família deste centro de saúde fazem visitas domiciliárias e visitas hospitalares aos seus utentes caso seja necessário.
E agora pergunto eu...mas poque é que o resto não funciona? Estes dois médicos assumiram que existem condições a nível nacional para termos uma saúde exemplar mas provavelmente existem interesses em que isto não aconteça.
E que fazemos nós? Continuamos sentadinhos no sofá a ver o nosso país a ficar em cacos?
Para mim não obrigada!

4 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Peço muita desculpa, mas hoje é só mesmo para deixar um abraço.

tufa tau disse...

e que fizeste? escreveste para o provedor?
este pais está a cair (ou já caiu) num marasmo.
gostei do texto

Ka disse...

Jorge,

Há dias assim! Não te preocupes :)

Um abraço

Ka disse...

Tufa tau,

Benvinda ao Bdk!

Para já reclamo aqui e tento alertar consciências para o descalabro em que este país vai.

Se puder também faço mais qualquer coisa :)

Beijinho