30/07/2007

Ernst Ingmar Bergman

Nascido a 14 de Julho de 1918 em Uppsala, a norte de Estocolmo, estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro, e mais tarde, por cinema. Iniciou a sua carreira em 1941, escrevendo a peça de teatro «Morte de Kasper» e, em 1944, escreveu o primeiro argumento para o filme «Hets». Realizou o primeiro filme em 1945, «Kris».
Os seus filmes lidam geralmente com questões existenciais como a mortalidade, solidão, e fé. As suas influências literárias vêm do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg.
Teve um romance com Liv Ullmann, com quem teve uma filha. Dirigiu a atriz em dez filmes, o primeiro foi Persona.
Ingmar Bergman realizou ao longo da sua extensa carreira mais de 40 filmes, entre os quais "Sonata de Outono" (1978) ou "Fanny e Alexandre" (1982) ou Saraband (2003).

Fica aqui este excerto do seu último filme, Saraband...


Morreu hoje aos 89 anos em sua casa, na ilha sueca de Faarö (Gotland), anunciou hoje a filha Eva Bergman à agência sueca TT.

Fonte: Wikipedia e Sic
Imagem tirada da net

19 comentários:

Maria P. disse...

Uma figura a não esquecer.

Beijoca e boa semana Amiga*

P.S. Que calor! Hoje vão uma dúzia das do 18, no 17!:)

Ka disse...

Maria,

Este fim-de-semana foi caótica ...tantas do 18 para compensar...hehe

Tu hoje desforra-te por mim :) e muitos banhos de mar!!!

Beijocas e boas férias

Morgenita disse...

Kazinha,

Tens desafio no Guacharela!

Bjoca

MariaTuché disse...

Bonita homenagem.

Hoje é 2ª feira :))

Bom semana querida.

Beijosssssssssssssssssssssss

Ka disse...

Morgenita,

Ai minha querida...esse kazinha cheira a esturro....lol

Já lá vou, já estou a caminho....devagar pois não dá para mais...lol

Beijoca

Ka disse...

Mariatuché,

Hoje o meu sorriso duplica, pois é a penúltima 2ª feira antes de férias...hehe (credo ainda falta tanto....loool)


Beijinhos para ti e para a tua pequenina :))

João Cordeiro disse...

Regressado de uns dias de ócio, eis-me de novo na partilha do ser…

Uns tocam-nos o corpo sem nunca nos terem tocado a alma... e outros tocam-nos a alma sem nunca nos terem tocado o corpo...


Beijo sonhador

CAP CRÉUS disse...

Fizeste muito bem em colocar aqui algo que fizesse lembrar o Bergman!
Obrigado

Ka disse...

João,

Então as férias? Espero que tenham corrido bem :)

Já la passo daqui a pouco.

Beijinho e boa semana

Ka disse...

Cap,

Não tens de agradecer...ele foi de facto um grande realizador!!


Beijinho e boa semana

Luís Galego disse...

e depois não me digam que a morte não é injusta...como terá ele reagido à senhora dona morte, depois de tanto se ter debruçado sobre ela? Morreu numa ilha, um espaço à altura do seu enorme e europeu (sublinhe-se)talento. Saraband, um dos filmes da minha vida...

Ka disse...

Luís,

Esqueci-me de um filme que talve seja o que mais gostei A festa de Babette, sabes qual é?

Quanto a Saraband, tenho aqui o DVD para ver mal consiga ter sossego pois não é um filme que se veja a correr...é demasiado bom :)

Beijinho

Cristina disse...

apesar de não ser fã de Bergman, reconheço que o cinema ficou sem dúvida mais pobre.

beijinho

Maria disse...

Um cineasta que me marcou. E à minha geração, definitivamente.
A sétima arte ficou mais pobre...

Beijo

Ka disse...

Cristina,

Bons olhao te leiam por aqui :)

O tipo de filmes era um bocado pesado se bem que o filme " A festa de Babette" é uma delícia.

Tens razão o cinema ficou mesmo mais porbre..

Beijinho e boa semana

Ka disse...

Maria,

Conheci Bergman através da minha mãe que adorava os seus filmes e ele tinha uma forma única de fazeer filmes.

Beijinho

ps - Tu não tens a minha idade?

Maria disse...

O teu ps pequenino deu-me vontade de rir...
Se calhar tenho a idade da tua mãe, lol....
Aprendi sueco só por causa dele (detesto ter que ler legendas)...

Ka disse...

Maria,

Estou convewncida que temos quase a mesma idade....lol

Aprendeste sueco por causa dele? Que trabalhaeira!!! Não sei porquê mas imagino o sueco muito difícil...

Anónimo disse...

Ka


eu tinha um imenso carinho por Ingmar, ainda jovem meus amigos não entendiam , achava meu gosto esquisito. Cresci e meu carinho por Bergmar só aumentava a medida que assistia seus filmes. Pra mim Bergmam foi um grande poeta, o único homem a que chamaria de mito. Sua morte, a de Altman e a de Antonioni só nos faz pensar...e agora?


Linda homenagem.

beijos

Bru