12/07/2007

O nosso Livro

Livro do meu amor, do teu amor,
Livro do nosso amor, do nosso peito...
Abre-lhe as folhas devagar, com jeito,
Como se fossem pétalas em flor.

Olha que eu outro já não sei compor
Mais santamente triste, mais perfeito.
Não esfolhes os lírios com que é feito
Que outros não tenho em meu jardim de dor!

Livro de mais ninguém! Só meu! Só teu!
Num sorriso tu dizes e digo eu:
Versos só nossos mas que lindos sois!

Ah! meu Amor! Mas quanta, quanta gente
Dirá, fechando o livro docemente:
«Versos só nossos, só de nós os dois!...»
(Florbela Espanca)

Porque num dia como o de hoje devemos ler Florbela logo pela manhã...:)

12 comentários:

Espaços abertos.. disse...

Em cada um de nós existe um livro paginado com versos e metáforas com páginas de dor e alegria.
Bjs Zita

Francis disse...

deviamos ser obrigados a ler várias vezes...


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e Alem Dor!
.............................
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
.............................
É ter fome, é ter sede de Infinito!
............................
É condensar o mundo num só grito!

Ka disse...

Zita,

É bem verdade o que dizes. E depois se o guardarmos com cuidado, poderemos folheá-lo mais tarde :)

Beijinho

Ps - Só devemos é passar á frente as páginas menos agradáveis...hehe

Ka disse...

Francis

Toda a razão!!!
Deveria ser de leitura obrigatória :)

Ps - Engraçado que inconscientemente quando me lembro desse poema associo sempre a voz do Luis Represas...

Maria P. disse...

Pode ser agora à tarde?...:)

Beijinho*

Ka disse...

Maria,

Claro que sim!! de manhã á tarde, á noite...quando tu quiseres :)))

Beijinho

Caracolinha disse...

Aqui a molusquinha SÓ é Florbela Espanco-dependente ... o que eu ADORO esta mulher ...

Ninguém escreve como ela ...

Obrigada por este momento ... :)

Beijo encaracolado querida !!!!

Mocho Falante disse...

Ora aqui estou eu...não dá para comentar o post de cima, mas ficas a saber que te entendo na perfeição e sei perfeitamente do que tás a falar acredita...

quanto à Florbela...genial apesar de toda a tristeza que transporta consigo...quanto à Caracolinha...nunca vi ninguém tão vidrado na dita senhora como ela...até chávenas de café tem com os poemas da sócia

beijocas

Ka disse...

CAracolinha,

TEns muito bom gosto então. Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner são as Divas da poesia portuguesa...pelo pouco que conheço (ainda estou a descobrir).

Ainda bem que gostas
Beijinho e volta sempre:)))

Ka disse...

Mochito,

Estás cá e estás muito bem ;)

Quanto a Florbela realamente é o que dizes...triste mas genial!!

A caracolinha tem chávenas com poemas??? loool eu não chego a tanto

Beijinho e aparece sempre que queiras

A. Jorge disse...

A Florbela dispensa qualquer tipo de comentários. É a Florbela e pronto!
Quanto ao pensamento do dia, sei perfeitamente do que falas e sei também que dá vontadde de desanimar e adoptar outro tipo de atitude perante a vida. No entanto, ao faze-lo, não seriamos mais nós e viveriamos numa constante representação teatral. Não acredito que se possa ser actor toda a vida, haveria sempre algumas "brancas" que nos denunciariam.
Não se alinhe, pois, no seu jogo e continuemos a ser nós! Eles é que estão errados. Eles é que são as bestas!

Abraço

Jorge

http://vagabundices.wordpress.com/

Ka disse...

a.jorge

Em relação a Florbela palavras para quê? ;)

Quanto ao pensamento do dia já foi ontem...já passou. Obrigada

Abraço e bom fim-de-semana