19/07/2007

Excerto de "A Menina do Mar"

[...]
No dia seguinte, logo de manhã. o rapaz foi ao seu jardim e colheu uma rosa encarnada muito perfumada. Foi para a praia e procurou o lugar da véspera.
- Bom dia, bom dia, bom dia - disseram a Menina, o polvo, o caranguejo e o peixe.
- Bom dia - disse o rapaz. E ajoelhou-se na água, frente da Menina do Mar.
- Trago-te aqui uma flor da terra - disse; chama-se uma rosa.
- É linda, é linda - disse a Menina do Mar, dando palmas de alegria e correndo e saltando em roda da rosa.
- Respira o seu cheiro para veres como é perfumada.
A Menina pôs a sua cabeça dentro do cálice da rosa e respirou longamente. Depois levantou a cabeça e disse suspirando:
- É um perfume maravilhoso. No mar não há nenhum perfume assim. Mas estou tonta e até um bocadinho triste. As coisas da terra são esquisitas. São diferentes das coisas do mar. No mar há monstros e perigos, mas as coisas são alegres. Na terra há tristeza dentro das coisas bonitas.
- Isso é por causa da saudade - disse o rapaz.
- Mas o que é a saudade? - Perguntou a Menina do Mar.
- A saudade é a tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora.
- Ai! - Suspirou a Menina do Mar olhando para a terra. Por que é que me mostraste a rosa? Agora estou com vontade de chorar.
[...]
(Sophia de Mello Breyner)

Porque...por vezes me sinto assim...com saudades do que gosto :)
E porque a prosa de Sophia é uma delícia!!!!

22 comentários:

Maria P. disse...

E porque tu tens uma sensibilidade enorme e bonita - escolhes bem.

Conheço o gosto da saudade, não o sei definir...


Beijoca*

Ka disse...

Maria,

Es uma delícia :)
Quando estiver com o meu ego lá por baixo já sei com quem vou ter...hehe

eu também não sei definir e por isso este excerto me pareceu bom. A


Beijinho e um excelente dia!

CAP CRÉUS disse...

Há que tempos que li este livro..adoro os livros da SA.
Quem sabe não está na hora de os ler de novo..
OBR

Morgenita disse...

E a saudade é a pedrinha na alma que pagamos pela dádiva de amar!

Bjocas e obrigada por me recordares da Menina do Mar. Agora fiquei com saudades!

Ka disse...

Cap Créus,

Ela escreve muito bem não é?

Beijinho e bom dia!

Ka disse...

Morgenita,

Que gira essa tua definição :)

Estás com saudades? É fácil, lê-a de novo!

Beijinho e bom dia!

Gi disse...

Lindissimo, ka´. Também tem um lugar especial na minha estante . Há muito que não lhe pego. Foi bom (re)lê-la

beijinhos

Ka disse...

Gi,

Gostaste? Ainda bem :)))

Acho que vou começar a pôr mais excertos dos livros dela.

beijinhos

GP disse...

Que lembrança boa... Obrigada.

A. Jorge disse...

Lindo! A Sophia era especial em tudo! Parabéns pela escolha!

Abraço

Jorge

http://vagabundices.wordpress.com/

Parrot disse...

Fantástico....
:)

Quem não tem saudades?

Um beijo Ka, e um bom dia.

Meio ausente, mas às vezes a vida assim o obriga....tempos melhores chegarão.

Ka disse...

Graça,

É não é?
Até eu fiquei contente por me ter lembrado pois assim tive oportunidade de reler alguns excertos :)

Beijinho

Ka disse...

a.Jorge,

Concordo totelmente contigo!!

Um abraço

Ka disse...

Parrot,

Gostas?
Ainda bem:)

Um excelente dia para ti
Beijo

Ps - Andas ausente andas...lol
Espero que esse tempos melhores cheguem depressa...hehe

CAP CRÉUS disse...

Diria que são uns livros cheios de luz e muito doces.
Fazem parte da minha infância...e de quase todos nós, não é?
BJO

Ka disse...

Cap,

FAzem parte da nossa infância e da do meu filho também vão fazer :)))

Beijinho

Leonor disse...

foi bom reler, tão bom que vou voltar a ler o livro todo
bfs

Ka disse...

Leonor,

Benvinda ao BDK!

Ainda bem que gostou :)

Volte sempre!!

Beijinho e bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Ka

depois que descobri Sophia, a poesia ficou algo muito...muito melhor.


beijos

bru

Ka disse...

Bru,

Fica mesmo!! E estes contos infantis são uma delícia, não são?

Beijinho :)

Leonor disse...

e depois de reler tive uma conversa deliciosa com o meu sobrinho vicente. ao ponto de lhe emprestar o rapaz de bronze. Já há mais um interessado...

Ka disse...

Leonor,

É o que se chama reacção em cadeia...:))

Estava a pensar em pôr mais um excerto lá para 4ª ou 5ª feira ...espero vê-la por cá!

Quant ao rapaz de Bronze ainda no sábado reservei bilhetes na casa da música para ir ver uma ópera em Setembro.

Beijinho