Esta realidade existe no nosso país mas ninguém fala ou faz uma chamada de atenção como os holandeses fizeram neste site .
Numa altura que se fala de apoio á natalidade (quem ainda acredita nesta propaganda?!?!?!) acho muito importante que a sociedade civil esteja atenta para os casos de negligência de crianças e adolescentes. A atitude mais fácil será concerteza "atirar" a responsabilidade para o Estado e ficar de fora a fazer críticas.
Eu acredito que devemos ter, enquanto seres humanos e enquanto cidadãos do nosso país, uma postura bem mais activa do que a nossa inércia habitual. Como é que isso pode ser feito? Não sei a solução ideal, mas sei que passa por deixarmos o conforto da desresponsabilização e assumirmos que por um bem comum devemos estar atentos á sociedade que nos rodeia. Devemos ser interventivos e tentar que situações destas não aconteçam ou pelo menos aconteçam o menos possível. Não falo de nos imiscuirmos nas relações de família de outros. Falo antes de denunciarmos caso seja necessário casos de negligência e violência de que tenhamos conhecimento. Falo também de trabalharmos enquanto sociedade civil na criação de estruturas de apoio que tirem adolescentes das ruas...enfim ideias há muitas é só termos vontade de marcar a diferença.
Fica aqui a chamada de atenção...
Se eu tivesse sido negligênciada na juventude gostaria de saber que haveria alguém a estender-me uma mão e não me deixar afundar...
Porque há situações que devem ser denunciadas
"roubei" o vídeo daqui...obrigada Jotabê
14 comentários:
definitivamente a KA virou a passionária da blogsfera, a defensora dos oprimidos e afins. Brincadeira à parte, o post merece reflexão.
brilhante.
e que tal pôr um - no estender-me, não ?
Luís,
SAbes qual a reflexão que este post merece? Uma reflexão individual que cada um de nós deve fazer perante uma realidade que é ignorada.
Ao ver este site comecei a tal reflexão e daí a post...
Beijinho
ps - Passionária? Sempre, claro mas com um pé na terra :). Já viste o que seria da vida sem paixão?
Francis,
Obrigado pela correcção :) Sempre que vires um erro avisa por favor pois detesto dá-los (reparaste no - que acabei de pôr...loool)
Beijinho
Ps - suspeito que esta atenção á minha ortografia tem origem num comentário meu...verdade?
a vingança é um prato que se serve frio, certo ?
Francis...
Então vingativo???
Oh meu caro, e eu a pensar que era apenas a preocupação pelo mau trato do léxico português....looool
De qualquer das formas agradeço mesmo as correcções :)
E no entanto, a ideia que em Portugal se tem da Holanda é a de que é um paraíso. Claro que não é, como não é a Suécia, a Dinamarca, a Suíça, os 'States' e por aí fora!
Mas muitos vão resolvendo [ou escondendo] de alguma forma este tipo de problemas. Por cá é que não se resolve NADA. O que é substancialmente diferente. Basta ver o que se passou no Porto recentemente, com o Estado [nós todos] a cuspir para o lado e nas boas intenções da Câmara do Porto!
No tempo da minha criação, nos anos 60 [Estado Novo], havia umas coisas a que se chamava 'Albergue da Mendicidade'. Havia-os em todas as capitais de Distrito, directamente dependentes dos Governadores Civis. Aí os mendigos [não havia ainda drogados] encontravam abrigo e comida. Mas TRABALHO também! E eles viviam e trabalhavam ali anos a fio. Não havia lugar para vadios! A polícia retirava os mendigos da rua e metia-os nesses Albergues. Isso hoje não existe. O Albergue de Bragança, localizado numa das maiores quintas dos arredores da cidade, há muitos anos que desapareceu, depois de Abril de 74! Hoje é um moderno centro de internamento psiquiátrico. Os vadios e os desvalidos não têm, pura e simplesmente, para onde ir... a não ser a rua!
Inércia há, muita e conveniente. Principalmente por parte do Estado de merda que temos, a quem competia, antes de mais ninguém, ter uma política de assistência social justa e eficaz para a qual, afinal, todos nós pagamos!...
Um Xi da Porca
:)
ora essa, sempre às ordens.
Mensagem brilhantemente passada.
bj
Cara Porca,
É o país demissionista no seu melhor!!! mas também a sociedade civil sabes?
É-nos muito fácil criticar o EStado e eu volto sempre ao mesmo, somos nós votantes que os pomos lá (salvo seja que os que lá estão nem cobertos de ouro votaria neles)!
Devemos ser nós por um lado a exigir do Estado e mas por outro a actuar enquanto cidadãos e esta última parte é a que custa mais...
Um xi da ka
jotabê,
Obrigada :)
Beijo
O problema é que temos, de há muito, uma classe política que apenas [faz que] ouve o POVO na altura de caçar votos...
Xi da Porca
Porca,
O problema é mais grave ainda. Temos um povo qe ainda acredita nesta classe política e não os corre dalí para fora...
Xi da ka
Ka
problema grave aí?
gravissímo aqui.
beijos
bru
Bru,
Grave é sempre desde que exista uma só criança ou adolescente negligenciado!!!
Beijo
Enviar um comentário